ACOM irá rifar veículo doado por morador de Arcos

Valor arrecadado será revertido para o tratamento contra o câncer

Fev 5, 2025 - 15:59
Fev 6, 2025 - 15:55
 0
ACOM irá rifar veículo doado por morador de Arcos
Arquivo Pessoal


O policial reformado Gerson José do Couto, morador de Arcos, doou um Fiat 147, ano 1978, para a ACOM (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas), sediada em Divinópolis. A entrega foi feita na última quinta-feira, 30 de janeiro.

É importante salientar que, em 2024, a ACOM atendeu 20.626 pacientes, sendo 464 de Arcos, de acordo com informação obtida junto à instituição.

Sr. Gerson, que tem 82 anos, comprou o carro há aproximadamente 18 anos. Ele foi o segundo dono e informa que o veículo está em ótimo estado de conservação, inclusive com pneus novos. “Mandei arrumar ele todo, a mecânica é muito boa. Achei 15 mil nele, mas decidi doar. A ACOM é uma entidade que precisa”, comentou.

Ontem, dia 4 de fevereiro, a Assessoria de Comunicação da instituição informou ao Portal CCO Arcos que o veículo será rifado. Todo o valor arrecadado será revertido para o tratamento contra o câncer. A associação está em fase de análise sobre a melhor forma de realizar a ação e contratação da empresa responsável. Os bilhetes deverão custar entre R$ 50 e R$ 100.

Serviços prestados pela ACOM

Com informações da Assessoria de Comunicação da ACOM

A ACOM oferece serviços de prevenção, diagnóstico, tratamento reabilitação e cuidados paliativos contra o câncer. Todos esses serviços são oferecidos pela Entidade em suas três unidades: Hospital do Câncer (em parceria com o Complexo de Saúde São João de Deus), Casa de Apoio e Centro Oncológico. A ACOM viabiliza e mantém o tratamento oncológico com pequenas doações, há aproximadamente 30 anos.

Doação pelo PIX

Os interessados em doar para a ACOM podem fazer sua doação pela chave pix: acom@acom.org.br


Hospital do Câncer

Com uma estrutura operacional que é referência no Centro-Oeste de Minas, o Hospital do Câncer oferece os três tipos de tratamento contra a doença, sendo eles:

Cirúrgico: que é frequentemente usado para remover tumores sólidos;

Medicamentoso: por meio da quimioterapia utiliza-se de medicamentos para matar as células cancerígenas, que são geralmente administrados por via intravenosa ou por via oral;

Por radiação: por meio de alta energia, a radioterapia é feita para matar as células cancerígenas, sendo direcionada para a área afetada do corpo com a finalidade de reduzir o tamanho do tumor.

Casa de Apoio

Inaugurada em 2004, a Casa de Apoio tem como objetivo oferecer gratuitamente acolhimento, alimentação, cuidados médicos, de enfermagem, acompanhamento psicológico e nutricional para os pacientes que residem fora de Divinópolis. A unidade conta com 80 leitos, que acolhem diariamente os pacientes e seus acompanhantes. Em 2023 foram ofertadas 7.595 diárias.

Os pacientes e seus acompanhantes têm acesso a diversos serviços, sendo eles: enfermagem, nutrição e farmácia. 
Inserido nesse contexto de amor, cuidado e solidariedade, está o refeitório da Casa de Apoio. O espaço – destinado a servir refeições aos acolhidos na Casa e que estão em terapia no Hospital do Câncer – é um local onde os pacientes podem desfrutar de refeições balanceadas e saudáveis, preparadas especificamente para suas necessidades nutricionais, e que atendam às suas restrições alimentares.

Centro Oncológico

Inaugurado em 2017, o Centro Oncológico conta com atendimento de psicologia, psiquiatria, fisioterapia, odontologia, serviço social, enfermagem, dermatologia, medicina paliativa e familial.

Prevenção

A Unidade realiza ações preventivas e educativas no combate ao câncer e também agiliza o agendamento de consultas e cirurgias, além de oferecer e custear exames. O espaço de 2.400m² trouxe modernidade e conforto para os pacientes e permitiu a aquisição de equipamento de exames de diagnóstico, como o mamógrafo.

A unidade tem uma importância fundamental no tratamento oncológico, pois possibilita o acesso de pacientes com câncer a intervenções multidisciplinares, o que contribui para que tenha maior adesão os tratamentos necessários.