Alimentos PROBIÓTICOS e PREBIÓTICOS

Descubra os benefícios dos alimentos Probióticos e Prebióticos!

Jul 12, 2024 - 11:05
Jul 12, 2024 - 10:34
 0
Alimentos PROBIÓTICOS e PREBIÓTICOS


Alimentos PROBIÓTICOS e PREBIÓTICOS
Dentre os mais diversos órgãos de nosso corpo, um dos mais nobres e curiosos corresponde ao trato digestório (ou sistema digestivo), em especial os intestinos. São eles os responsáveis pelo processo de digestão e absorção dos alimentos, além de várias outras funções como produção de hormônios, proteção imunológica, controle do metabolismo. Todos esses processos ocorrem em equilíbrio graças em parte à presença de bactérias que habitam nossos intestinos, formando nossa FLORA INTESTINAL.

Há cerca de um século, Elie Metchnikoff (cientista russo, prêmio Nobel e professor do Instituto Pasteur em Paris) descobriu que as bactérias conhecidas como ácido-lácticas ofereciam benefícios à saúde aumentando a longevidade. A partir daí, inúmeros estudos científicos constataram que nossa sobrevivência seria impossível sem a presença desses microrganismos.

Para garantir que a flora intestinal realize seu trabalho de forma eficaz, vários alimentos são importantes em nossa alimentação diária. Atualmente, a indústria de alimentos tem investido em pesquisas para produzir suplementos conhecidos como PROBIÓTICOS e PREBIÓTICOS, que potencializam o trabalhos dessas “BACTÉRIAS DO BEM”.

ALIMENTOS PROBIÓTICOS:

São microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades apropriadas, conferem beneficios à nossa saúde. Os mais conhecidos são as bactérias do tipo lactobacilos, bifidobactérias e sacharomices, presentes em alimentos como bebidas lácteas, iogurte, levedo de cerveja. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antibióticos naturais, favorecendo a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuindo a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis. Outra maneira pela qual atuam é na proteção da mucosa intestinal por metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos.

ALIMENTOS PREBIÓTICOS:
São substâncias não digeríveis que oferecem um efeito benéfico ao organismo, estimulando seletivamente o crescimento ou a atividade de um número limitado de bactérias da flora intestinal. 

Os prebióticos mais comumente conhecidos são: oligofrutose , Inulina, galactoligossacarídeos, lactulose, oligossacarídeos. Existem diversos suplementos alimentares e alimentos industrializados que apresentam prebióticos em sua composição, em diferentes concentrações. As oligofrutoses estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória. Ela se encontra também em alho, cebola, aspargos e alcachofra. A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar.

Necessidade de equilíbrio
Pela alimentação balanceada, podemos prevenir diversas doenças e ajudar no tratamento de diversos males. Porém, não podemos exagerar na quantidade de determinados alimentos somente porque alguns estudos mostram seus benefícios. Há a necessidade de haver equilíbrio entre todos os grupos alimentares, pois qualquer excesso ou falta de nutrientes poderá trazer malefícios à saúde. Por isso, recomenda-se ajuda profissional (médico ou nutricionista) para que uma dieta equilibrada seja orientada e o máximo de benefícios possa aparecer sem outros prejuízos à saúde.