Altas temperaturas podem provocar incêndios dentro de veículos
Alguns cuidados podem evitar muitos problemas e prejuízos

Com o registro de temperaturas próximas ou acima do 40°C, especialmente se associadas a um clima seco, a atenção dos motoristas também deve se estender aos objetos e produtos e são levados dentro dos veículos.
Para falar sobre este tema, o jornal CCO buscou informações junto aos bombeiros militares do Posto Avançado em Arcos. O Sgt Sousa transmitiu algumas orientações e recomendações.
Ignição espontânea
Segundo o sargento, dependendo do tipo de material que se armazena, a alta temperatura pode ser um fator que contribui para causar uma ignição espontânea. Como prevenção, ele recomenda ler as informações contidas no rotulo do fabricante dos produtos que ficarão expostos a altas temperaturas para evitar acidentes.
Ele também comentou sobre materiais e utensílios que oferecem riscos, quando submetidos a altas temperaturas. Sousa citou: isqueiros, perfumes, protetor solar, spray de hidratação no carro e bebidas gaseificadas entre outros. “Esses objetos são armazenados sob pressão e, se expostos a altas temperaturas, podem se incendiar ou explodir. Uma simples garrafa de água pode provocar um incêndio no veículo, pois os raios solares que incidem sobre ela podem formar uma espécie de “lupa” [lente de aumento] provocando o incêndio” – explicou.
Orientações
A orientação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é retirar qualquer objeto ou produto que possa estar exposto a altas temperaturas e, para isso, e importante ler o rótulo do fabricante onde constam as informações seguras de armazenamento do produto.
Sgt Sousa também destacou que além de incêndios, as altas temperaturas provocam sérios danos à saúde como: desidratação, manchas e feridas na pele, até câncer, problemas na visão entre outros malefícios à saúde.
A recomendação geral é: “Evite exposição ao sol nos horários de maior incidência entre 10 às 17 horas, use sempre protetor solar, use roupas leves, hidrate-se bastante e, se for frequentar locais com água, fique atento aos riscos de afogamento, locais com correnteza, locais sujeitos a trombas d’água entre outros vários acidentes aquáticos”.