“Antes, lá no ‘São José’, o pedido de vaga no SUS Fácil era meio desorganizado [...]”, disse o prefeito de Arcos

Mar 3, 2025 - 16:43
 0
“Antes, lá no ‘São José’, o pedido de vaga no SUS Fácil era meio desorganizado [...]”, disse o prefeito de Arcos
Print (reunião da Câmara de Arcos de 24/02/25)


O prefeito Welllington Roque usou a Tribuna Livre da Câmara na última segunda-feira, 24, quando falou sobre o andamento dos trabalhos à frente da Administração Municipal e respondeu aos questionamentos de vereadores.

Ao mencionar o Pronto Atendimento Municipal São José, ele citou a instituição do Núcleo Interno de Regulação (NIR), que, segundo ele, melhora o andamento dos pedidos de transferência de pacientes pelo SUS Fácil.

“Antes, lá no Hospital São José, o pedido de vaga no SUS Fácil era meio desorganizado. Logo que entramos, já contratamos pessoas que trabalham lá para monitorizar o programa, ver a evolução dos dados clínicos”, disse.

Em seguida, em afirmou que desde a instituição do NIR, “muitas vidas foram salvas nesse curto período de trabalho”. Exemplificando, contou que naquele dia (segunda-feira, 24 de fevereiro), haviam conseguido o encaminhamento de uma mulher com diagnóstico de aneurisma cerebral, que estava aguardando a vaga para realização de procedimento.

Médico plantonista por conta de pacientes em estado grave

O prefeito mencionou que atualmente, no ‘São José’, um médico plantonista fica por conta de pacientes em estado grave, na “Sala Vermelha”. Segundo ele, outros dois ficam responsáveis pelos demais atendimentos.

Novas UBSs

Sobre Atenção Primária, mencionou que estão tomando as providências necessárias para implantação de Unidades Básicas de Saúde nos bairros Esplanada e Pinheiros.



Atendimento pediátrico 24 horas na saúde pública ainda não é realidade em Arcos  




Sobre a implantação do atendimento pediátrico 24 horas na saúde pública em Arcos, questionamento feito pelo vereador Hernane Dias “Queijinho”, o prefeito disse que a atual gestão está iniciando um plano e que está em busca de recursos.

A proposta inicial é que seja no 2º pavimento do Pronto Atendimento São José. Segundo o prefeito, já houve diálogos com equipes de pediatras. “Falta desenhar esse plano para que, mais pra frente, estejam começando, mesmo que seja 12 x 36 horas, como começou em Santo Antônio do Monte. Temos dificuldades estruturais e orçamentárias neste ano”, afirmou Dr. Wellington.