APAC Arcos: fundações e pilares do novo prédio estão concluídos
A primeira etapa da obra foi concluída conforme previsto. A continuidade aguarda recursos.

Com o aporte de recursos no valor de R$ 400 mil repassados pela Prefeitura de Arcos à Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC/Arcos), mais R$ 142 mil da Comarca de Arcos, a obra de ampliação da entidade avançou, concluindo seu estágio inicial, conforme havia sido previsto pela entidade.
A obra consiste na construção de um novo pavilhão exclusivo para apenados do regime fechado, com capacidade para 90 recuperandos. Atualmente, nos regimes fechado e semiaberto, há disponibilidade de 62 vagas autorizadas, das quais há 27 apenados no fechado e 17 no semiaberto. Neste caso, trata-se de semiaberto intramuros.
O CCO vem acompanhando as ações da APAC e as obras de ampliação, da unidade que está entre as três melhores do estado. Para falar das obras e de outros aspectos da unidade, o CCO foi recebido por Nelson Francisco de Assis Filho que é engenheiro e empresário, há três anos na presidência da APAC/Arcos.
Nelson Francisco de Assis Filho (Presidente da APAC/ARCOS)
Primeira etapa – superestrutura
A primeira etapa corresponde aos serviços de superestrutura: “Já foram executadas as fundações, levantadas as colunas de sustentação do prédio que é térreo e estamos nos preparativos para a execução da laje e do fechamento das paredes.” – afirmou o presidente.
Segundo o dirigente, o prédio terá seis dormitórios, refeitório, cozinha, três salas de aula e salas do médico, do psicólogo, da laborterapia, de reunião, barbearia, lavanderia e uma capela – tudo de modo que as instalações ofereçam todo o suporte, com autonomia, para os apenados no regime fechado.
O presidente destaca: “A intenção desse prédio novo é abrigar o regime fechado, enquanto o prédio atual, quando liberado, servir somente ao regime semiaberto, oferecendo mais espaço hoje ocupado pelos dos regime de forma isolada”.
Educação é prioridade
“O Estado fornecerá, já no próximo ano, os professores para o ensino regular. Inicialmente, o ‘Fundamental’ e, logo que possível, as séries do Ensino Médio. Haverá uma ‘filial’ da Escola Estadual Dona Maricota Pinto” na APAC, que já funcionará nas salas existentes, a partir de fevereiro de 2025.
Sala de aula e biblioteca (atual)
Ele destaca que, atualmente, o ensino só tem funcionado graças à participação de professores voluntários. “Logo que as novas salas estiverem prontas será possível ampliar para o Ensino Médio” – antecipa.
Outras parcerias em prol educação
A APAC Arcos já conta com parcerias para a realização de cursos técnicos e de graduação e de pós-graduação on-line.
Os cursos técnicos oferecidos são: de Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Administração, Logística e Solda. Nelson esclarece que os cursos de nível superior são oferecidos de acordo com o interesse do recuperando. Há recuperandos que já cursaram pedagogia, administração, logística e educação física, entre outros. Os recuperandos estudam acompanhados por uma pedagoga voluntária. “No primeiro semestre do ano passado, tivemos o primeiro preso a fazer pós-graduação na Universidade de São Paulo, em Master of Business Administration (MBA) em Administração de Pessoas.
O presidente conclui reiterando que é através da educação, do trabalho e da busca espiritualidade que está proposta e alicerçada a Metodologia APAC.
Previsão
Nelson informou que a obra está prevista para ser concluída no final do 1º semestre de 2026, com entrada de novos recuperandos, no semestre seguinte. “É a previsão e dependerá totalmente das verbas previstas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Arcos, além do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), pelo programa ‘Novos Rumos’.