Arcoense aguarda decisão judicial para garantir alimentação especial

Sônia, acamada desde fevereiro deste ano, mora no bairro Floresta e tem sobrevivido graças à solidariedade dos arcoenses. Ela aguarda decisão judicial para obter alimentação enteral de que necessita para sobreviver

Out 3, 2024 - 13:45
Out 3, 2024 - 14:59
 0
Arcoense aguarda decisão judicial para garantir alimentação especial


Sônia de Fátima, arcoense que está acamada desde fevereiro deste ano, ainda aguarda decisão judicial para obter a dieta enteral – único alimento que ela pode consumir, uma vez que não consegue alimentar-se sozinha. O medicamento tem custo elevado, especialmente para a família de sua filha, Rejane, com quem vive no bairro Floresta. Além das doações  recebidas, ela encaminhou um procedimento judicial para obter o medicamento do poder público. A causa foi ajuizada e ainda aguarda decisão da Comarca de Arcos.

Ação judicial

O CCO buscou saber do Dr. Rafael Drumond de Lima, titular da 1ª Vara da Comarca de Arcos, sobre os motivos que geram a demora no procedimento judicial. Em resposta, ele esclareceu: “Considerando que o processo em questão é da 2ª Vara, setor no qual estou atuando apenas como substituto, não posso manifestar-me a respeito do trâmite dos autos. Contudo, esclareço que os processos de matéria de saúde tramitam de forma célere nesta Comarca, sendo que os principais fatores que acarretam atrasos nos demais processos são a ausência de documentação necessária para a análise do pedido”.

O defensor público de Arcos, Dr. Ricardo Silva, também procurado pelo CCO, informou: “No caso da senhora Sônia, assim que entramos com o pedido de dieta, o juiz verificou que ela não era interditada, assim tivemos que pedir primeiro a interdição/curatela dela, através da Rejane [filha de Sônia]. Por isso, o processo ficou aguardando a curatela provisória. Já saiu a curatela provisória e juntamos nos autos. Creio que agora o juiz decide rápido, creio que já no início da semana que vem, uma vez que o juiz, Dr. Rafael, será o responsável pelas eleições de domingo”.

Dr. Ricardo acrescentou, dizendo que em situações semelhantes, depois que a Defensoria Pública de Arcos ingressou na Justiça, os clientes já estão recebendo o produto. Mas, segundo ele, nesse caso, foi necessária a curatela.

Solidariedade

Sônia de Fátima tem sobrevivido graças a ajuda de muitas pessoas, em especial dos arcoenses, que vêm doando o alimento, dinheiro e outros itens para o tratamento dela e para a manutenção da família, que conta somente com a renda obtida pelo genro.

A filha Rejane, casada e com dois filhos ainda menores, vem cuidando da mãe, há 14 anos, quando Sônia sofreu um primeiro acidente vascular cerebral (AVC) que a deixou com mobilidade parcial.

Rejane afirma: “Nossa fé inabalável em Deus e a solidariedade de muitas pessoas têm sido a garantia da sobrevivência de minha mãe e de toda a família, pois os custos vão além do alimento que custa mais de R$ 1.600,00 por mês”. Segundo ela, além da dieta e de cobrir os gastos rotineiros, são necessárias: fraldas, lenços umedecidos, soro fisiológico, álcool, pomada e sabão pra lavar as roupas, além do sustento da família.

Doações ainda são necessárias

Para quem desejar fazer doações de qualquer natureza, entre roupas, gêneros, medicamentos e a dieta enteral, elas podem ser entregues diretamente na residência, na Rua Tupis, 135 (Rua da Igreja Santa Rita) bairro Floresta ou para colaborar com qualquer valor, a chave do PIX é 37 998209779, em nome de sua filha Rejane Aparecida de Souza - a chave do PIX é o telefone de Rejane, 37 998209779, que também pode ser contatado para informações.

Conheça detalhes sobre o caso, lendo as matérias já publicadas pelo CCO:

https://www.jornalcco.com.br/idosa-de-arcos-precisa-de-ajuda-para-tratamento

https://www.jornalcco.com.br/idosa-arcoense-precisa-com-urgencia-de-r-250-para-consultar-neurologista

https://www.jornalcco.com.br/idosa-arcoense-sonia-de-fatima-segue-precisando-de-auxilio-para-manter-tratamento