Arcoense participa da 99ª Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo

O arcoense José Reis, de 61 anos, participou da 99ª Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo, dia 31 de dezembro/2024, na modalidade 15 Km.
Ele cumpriu o tempo bruto de 01 hora: 31 minutos: 58 segundos e tempo líquido de 01 hora: 27 minutos: 16 segundos. Conquistou a classificação 192ª na Faixa Etária, entre 1.694 participantes; e classificação 3.640ª Geral Masculino, de 21.698.
O atleta tem o apoio de três patrocinadores: Sicoob Arcomcredi, Casa dos Cartuchos e Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo (Semcelt).
José Reis pratica atividades físicas desde 1984, quando tinha seus 21 anos. Fazia atletismo, ciclismo e natação. Depois disso, deixou de lado o esporte e começou a trabalhar em empresas. Vinte anos depois, em 2004, voltou para o atletismo e começou a participar de maratonas.
É o primeiro maratonista da cidade de Arcos, tendo ingressado no Ranking Brasileiro de Maratonistas em 2008. Participou de maratonas em Brasília, no Rio de Janeiro, Circuito da Caixa (em várias cidades), Internacional de São Silvestre (em vários anos) e outras. Já recebeu diversos certificados da revista Contra Relógio de São Paulo, publicação especializada em maratonas.
Iniciou fazendo caminhadas e depois corridas de rua. Quando está treinando para prova de maratona, ele corre 50 km (percurso de Arcos a Formiga, ida e volta). Quanto ao treinamento para a São Silvestre, geralmente é de 20 km. Ele pratica três vezes por semana, sendo que no final de semana, o treino é mais longo.
“Tenho muita gratidão por representar a cidade de Arcos e pelo apoio dos patrocinadores”
O atleta esteve em São Paulo também em abril de 2024 e ficou em 28° lugar na corrida. No mesmo mês de 2025 ele pretende participar de outra maratona. De quatro em quatro anos, sempre muda de faixa nos rankings.
José Reis nasceu e foi criado em Arcos. É casado com Maria Aparecida de Oliveira Gomes e tem um filho, Tiago de Oliveira Gomes.
Continua trabalhando na área urbana, como operador de motosserra, fazendo poda e extração de árvores, utilizando um caminhão munk (com braço hidráulico).
Apuração e texto:
Josué Ferreira Ferraz
Estagiário de Jornalismo
(com supervisão e edição de texto)