Atenção nos cruzamentos da via férrea em Arcos deve ser redobrada
Representantes da VLI estão distribuindo panfletos sobre segurança e alertando sobre a ausência de canceleiros

Nesta semana, condutores de veículos que atravessaram a linha férrea nas proximidades do Pulo do Gato foram orientados, por representantes da VLI, a reforçarem as medidas de segurança: Pare, Olhe, Escute. Também foi relatada, aos transeuntes, a suspensão dos serviços dos canceleiros. A VLI é uma companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais.
O fato requer atenção, afinal, impedir o trânsito temporariamente utilizando a cancela no período em que o trem está se aproximando e atravessando, parece ser uma medida mais segura e eficaz, considerando os riscos para os pedestres – principalmente idosos, crianças, pessoas com deficiências físicas e mentais e vulneráveis, assim como para os condutores em geral.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos divulgou, há três dias, a seguinte Nota:
Em cumprimento à decisão judicial de fevereiro de 2024, a FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S/A e a VLI S.A. assumem agora a responsabilidade pela segurança e manutenção das passagens de nível na área urbana de Arcos.
Até o dia 15 de abril, o contrato de manutenção das guaritas será mantido, mas, a partir dessa data, as empresas terão total responsabilidade sobre a fiscalização e a limpeza das passagens, garantindo mais segurança para a população.
A Prefeitura segue em constante diálogo com a VLI, acompanhando de perto todas as medidas de segurança adotadas e cobrando ações para proteger a nossa comunidade.
Além disso, a Prefeitura continua colaborando na divulgação das medidas de segurança para todos.
Também foi postado um vídeo em que o prefeito Wellington Roque reforça a informação.
VLI alega que a Prefeitura de Arcos é responsável pela contratação dos canceleiros
Nesta tarde, dia 04 de abril, o CCO recorreu à VLI para uma abordagem mais detalhada sobre o assunto. Perguntamos:
1. Desde quando o serviço dos canceleiros nos trechos urbanos da ferrovia em Arcos foi interrompido?
2. Por qual motivo houve essa interrupção?
3. Isso não aumenta o risco de acidentes?
4. Qual a previsão para o retorno do serviço?
5. Por que o trânsito fica “impedido” tanto tempo, enquanto o trem está passando ou quando há vagões parados, inclusive em horário comercial? O que está sendo feito para resolver isso?
Recebemos a seguinte Nota da VLI:
A VLI, controladora da linha férrea, esclarece que trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal de Arcos, responsável pela contratação dos canceleiros, para garantir a segurança nas operações ferroviárias locais dentro de um novo formato.
A companhia reforça que todos os itens de segurança das passagens em nível do município, como placas e sinais visuais e sonoros, estão em conformidade com as determinações do Código Nacional de Trânsito. A conduta segura da população ao cruzar a linha férrea, observando, sobretudo, o aviso de pare, olhe e escute, é o principal elemento para evitar ocorrências.
Depois de ler essa Nota, o CCO perguntou à VLI sobre o cumprimento da decisão judicial de fevereiro de 2024. De acordo com o Governo Municipal, "a FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S/A e a VLI S.A. assumem agora a responsabilidade pela segurança e manutenção das passagens de nível na área urbana de Arcos".
A companhia reafirmou a Nota enviada.