Aterro Sanitário de Arcos continua sem refeitório 

Trabalhadores esquentam a refeição no fogão de um cômodo que funciona como refeitório; o espaço é “compartilhado” com mosquitos

Jul 23, 2024 - 14:13
Jul 23, 2024 - 14:15
 0


O vídeo foi gravado nessa segunda-feira, 22, na edificação localizada na entrada do Aterro Sanitário em Arcos. Há décadas, esse pequeno imóvel funciona como recepção, depósito de ferramentas e também “refeitório”. Trata-se de uma construção antiga, com cômodos desgastados e pouco ventilados. 


Em janeiro, o CCO esteve lá mostrando a situação precária do ambiente. Na ocasião, fomos informados sobre a construção de um refeitório no mesmo terreno, mas a obra estava parada.  

Passados aproximadamente sete meses, essa situação não mudou. A obra do refeitório continua paralisada.

O Aterro Sanitário é o local que recebe o lixo da cidade, onde há “lagoas de chorume”. O ambiente é insalubre. O trabalho por ali não é fácil.  Os roçadores e auxiliares de serviços gerais fazem a capina e limpeza, ficando expostos às condições climáticas e aos riscos de contaminação.

O ideal é que houvesse uma sede com estrutura adequada para refeições e descanso dos trabalhadores no horário de almoço.

Na manhã de terça-feira, 23, o Portal CCO enviou mensagem ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, perguntando o motivo da paralisação da construção e se há uma previsão para retomá-la. Estamos aguardando a resposta, para atualizar esta matéria.

Na reportagem produzida pelo Portal CCO e postada em 30 de janeiro deste ano, foi mostrado que no local não havia nem mesmo mesa, totalmente inadequado para que os trabalhadores se alimentem e tenham alguns minutos de descanso no horário de almoço.

O vereador Carlos Antônio da Silva (Carlinhos) esteve lá no início do ano e também observou grande quantidade de cães no local, sendo que alguns estavam doentes e com feridas no corpo. No dia seguinte (17 de janeiro), o vereador relatou o fato ao profissional responsável pelo setor de Zoonoses do Município. Carlinhos foi prontamente atendido. “No mesmo dia, os funcionários da Zoonose foram ao local e foram tomadas as devidas providências”, informou ao CCO.

Em seguida, o vereador foi ao departamento de Vigilância Sanitária do Município (VISA), onde fez a denúncia pessoalmente, ao coordenador, informando sobre as condições sanitárias inadequadas do lugar onde são servidas as refeições para os funcionários. A denúncia foi registrada no dia 18 de janeiro. No dia 25 de janeiro, a VISA informou ao CCO que foi feita a inspeção no local e não gerou relatório. “Foi solicitada ao Setor de Obras, adequação no local”, informou o coordenador da Vigilância Sanitária.
Na época (30 de janeiro de 2024), o Portal CCO telefonou para o celular do secretário municipal de Obras, em busca de informações sobre o trabalho que será desenvolvido no local, para garantir o mínimo de bem-estar aos funcionários. No entanto, não conseguimos contato.

Leia a matéria publicada em 30 de janeiro: 
https://www.jornalcco.com.br/funcionarios-do-aterro-sanitario-em-arcos-precisam-de-refeitorio