Aumenta o número de admissões nas empresas de Arcos
A fonte das informações é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que Arcos tem apresentado maior número de pessoas admitidas nas empresas da cidade, nas áreas de agropecuária, indústria, construção, comércio e serviços.
Em 2023 – nos meses de julho, agosto e setembro – constam 2.077 admissões, 1.719 desligamentos, totalizando saldo positivo de 358. Em 2024 tivemos 2.179 admissões, 2.110 desligamentos, totalizando saldo positivo de 189. Ou seja, nesses três meses deste ano houve mais admissões em comparação ao mesmo período do ano passado (e também mais desligamentos).
Os dados referentes aos meses de outubro e novembro ainda não foram lançados no site do CAGED. O Portal CCO recorreu à unidade do SINE (Sistema Nacional de Empregos) em Arcos para obter outras informações no contexto de empregabilidade. Perguntamos quais são os números recentes de ofertas de trabalho e de pessoas que estão à procura de empregos.
O diretor de Serviços Sociais do SINE, Tálisson Júnior Teixeira Ferreira (foto acima), afirma que no mês de outubro e início deste mês a demanda pelas empresas é maior do que a procura de empregos pela população. Ele não informou os números.
Esse é o cenário, mesmo com inúmeras oportunidades de contratações, seja por regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), de estagiários de nível médio ou superior ou menor aprendiz.
O Cadastro é feito por meio de uma atualização no Sistema Nacional de Empregos, preenchendo em seguida o formulário, inserindo todos os dados informados do processo da abertura de vagas.
Exigências das empresas
Muitas pessoas não conseguem emprego por causa das necessidades de cada empresa, a exemplo de áreas que exigem formação acadêmica ou experiência comprovada na carteira de trabalho.
Foi informada a falta de mão de obra nas seguintes áreas: operador de máquina, operador de guindaste, operador de painel central.
Cursos profissionalizantes
Tálisson disse que, atualmente, há vagas remanescentes por meio do Programa Trilhas do Futuro, projeto do Governo do Estado com ofertas gratuitas de diversos cursos técnicos aos estudantes que iniciarão o 1° ano do ensino médio em 2025. São eles: técnico em enfermagem, técnico em estética, técnico em química, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica, técnico em redes de computadores, técnico em segurança do trabalho, técnico em gestão de vendas, entre outros.
Estudantes interessados nesses cursos devem acessar o site: www.trilhasdofuturo.mg.gov.br, para preenchimento do cadastro. O período de inscrições para as vagas remanescentes termina nesta sexta-feira, dia 22 de novembro.
Apuração e texto:
Josué Ferreira Ferraz
Estagiário de Jornalismo