Aumento de TRIGLICÉRIDES

Confira mais este artigo de Saúde do Dr. Tarcísio Silva

Ago 8, 2024 - 16:28
Ago 8, 2024 - 17:00
 0
Aumento de TRIGLICÉRIDES
Imagem meramente ilustrativa (Canvas)


Os triglicérides (ou triglicerídeos) são um tipo de gordura presente em nosso corpo. Parte fica circulando em nosso sangue e parte fica armazenada nas células de gordura, presentes no tecido adiposo e em alguns órgãos como o fígado.

Representam a principal reserva de energia de nosso corpo. Quando precisamos de uma energia extra, as células de gordura quebram as moléculas de triglicérides, liberando energia.

A maior parte do triglicérides presente em nosso corpo é produzida pelo fígado a partir de carboidratos e gorduras; o restante vem da alimentação.

Quais os riscos do aumento exagerado dos triglicérides no sangue?

Triglicérides altos no sangue aumentam o risco para várias complicações cardiovasculares como infarto, derrames, tromboses e embolias. Pode provocar inflamação do pâncreas levando a pancreatite. No fígado, pode se acumular, provocando a esteatose hepática (ou fígado gorduroso). Em pessoas predispostas, interfere com o funcionamento do hormônio insulina, desenvolvendo a RESISTENCIA À INSULINA, que predispõe ao diabetes tipo 2.

Quais as causas de seu aumento no sangue?

· Dieta rica em carboidratos (pão, quitandas, doces, refrigerante, arroz, massas, etc)
· Dieta rica em gorduras saturadas (carnes gordas, queijos, manteigas, banha)
· Diabetes não controlado
· Abuso de bebida alcoolica 
· Obesidade 
· Sedentarismo 
· Efeito de alguns medicamentos (corticoide, anticoncepcionais, antipsicóticos)
· Doenças crônicas (insuficiência renal) e hormonais (hipotireoidismo)
· Causas hereditárias: onde o fígado da pessoa produz excesso do triglicérides, mesmo estando com uma alimentação saudável.

Como controlar?
· Manter uma dieta equilibrada, sem sobrecarga de carboidratos e evitando ao máximo gorduras saturadas
· Pessoas com níveis muito altos precisam de preferência abandonar uso de bebidas alcoolicas (em pessoas predispostas, mesmo pequenas quantidades provocam um aumento exagerado dos triglicérides no sangue).
· Pessoas acima do peso precisam perder o excesso de peso (perdas de 10% do peso atual geralmente são suficientes para baixar bem os níveis de triglicérides. 
· Fazer exercícios regularmente 
· Não tomar medicamentos sem acompanhamento médico
· Quando essas medidas falham ou quando o caso da pessoa é de origem hereditária, há a necessidade de se utilizar medicamentos específicos por tempo indeterminado.