Bem-estar social: veja a avaliação de Arcos nessa dimensão do IPS Brasil 2024

O resultado é relativo a outros 49 municípios na mesma faixa de PIB (Produto Interno Bruno) per capita de Arcos em 2021, sendo a maioria deles do estado de São Paulo e Rio Grande do Sul

Ago 7, 2024 - 10:11
Ago 8, 2024 - 09:17
 0
Bem-estar social: veja a avaliação de Arcos nessa dimensão do IPS Brasil 2024
Foto: Jornal CCO


O Portal CCO está divulgando os resultados do estudo IPS Brasil 2024 (Índice de Progresso Social) referentes ao Município de Arcos e outros da região.  Já foram publicadas, aqui, duas matérias informando sobre as classificações gerais em nível nacional e estadual.

O IPS Brasil 2024 do Município de Arcos é 65,33/100 (65,33 valendo 100), descrito como “relativamente neutro”. Esse resultado geral é relativo a outros 49 municípios na mesma faixa de PIB (Produto Interno Bruno) per capita de Arcos em 2021, sendo a maioria deles do estado de São Paulo. Na lista estão 10 municípios desse estado (inclusive Ribeirão Preto), nove do Rio Grande do Sul, oito do Paraná, oito de Santa Catarina (inclusive Blumenau). Os outros municípios, também com a mesma faixa de PIB per capita de Arcos, são: cinco de Goiás, três de Minas Gerais (Doresópolis, Passa Tempo e Pirapetinga), dois do Rio de Janeiro (inclusive Rio de Janeiro), um de Tocantis, um da Bahia, um do Piauí e um do Espírito Santo.

O IPS  65,33 classifica o Município de Arcos com a numeração 383/5.570 (5.570 é o número de Municípios brasileiros).

Em relação ao Estado de Minas Gerais, Arcos está em 47º lugar, atrás, por exemplo, de Japaraíba, que está em 16º.
Link: https://www.jornalcco.com.br/arcos-esta-entre-as-50-cidades-de-minas-com-maiores-indices-de-progresso-social.

O IPS é descrito como “uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população” em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Na primeira matéria, postada ontem (dia 6 de agosto, às 14:53), além de noticiarmos a avaliação geral – legendada como “relativamente neutra” – abordamos a primeira dimensão: Necessidades Humanas Básicas, cuja pontuação geral foi legendada como “relativamente forte”.  Link: https://www.jornalcco.com.br/indice-de-progresso-social-em-arcos2024-e-relativamente-neutro 

Bem-estar 

Na dimensão Fundamentos do Bem-estar, a pontuação de Arcos em nível nacional é 68,98, classificação 742. É mostrada na cor amarela, legendada como “relativamente neutra”.

Essa dimensão avalia se as pessoas têm acesso à educação fundamental; se podem acessar livremente ideias e informações de qualquer lugar do mundo; se vivem uma vida saudável; se o meio ambiente influencia o bem-estar social (de acordo com divulgação no site do estudo).
Ainda nessa dimensão, estão os quatro seguintes itens:

Acesso ao Conhecimento Básico: considerado “relativamente forte”

Nesse item, a pontuação é 81,41, com classificação 413. A legenda está na cor azul, legendada como “relativamente forte”. O Acesso ao Conhecimento Básico compreende: abandono no ensino fundamental “relativamente forte” ("signfica que esse abandono é muito baixo no Município", de acordo com relato da Assessoria do estudo), abandono no ensino médio (“relativamente neutro”), evasão no ensino médio (“relativamente neutra”), distorção idade-série no ensino médio (“relativamente neutra”), Ideb Ensino Fundamental “relativamente forte” ("significa que a nota é boa", de acordo com relato da Assessoria do estudo) e reprovação escolar no ensino fundamental (“relativamente neutra”).

Acesso à Informação e Comunicação: “relativamente neutro”

A pontuação é 71,53, com classificação 794 (“relativamente neutra”). Compreende: cobertura de Internet móvel (4G/5G) (“relativamente neutra”), densidade Internet banda larga fixa (“relativamente neutra”), densidade telefonia móvel (“relativamente neutra”), qualidade da Internet móvel (“relativamente neutra”).

Saúde e Bem-estar: “relativamente neutros”

Pontuação 62,24 e classificação 1005 (“relativamente neutra”). Compreende:   expectativa de vida (“relativamente forte”), mortalidade entre 15 e 50 anos (“relativamente neutra”), mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (“relativamente neutra”), obesidade (“relativamente neutra”), suicídios (“relativamente neutros”)

Qualidade do Meio Ambiente: "relativamente neutra"

Pontuação 60,74 e classificação 4409 (“relativamente neutra”). Compreende: áreas verdes urbanas “relativamente forte” ("significa que o Município tem boa quantidade de áreas verdes quando comparado a outros na mesma faixa de PIB per capita", de acordo com relato da Assessoria do estudo), emissões de CO₂ por habitante “relativamente fraco” ("neste caso é negativo, signfica que Arcos tem grande quantidade de emissão de CO2 por habitante", de acordo com relato da Assessoria do estudo), focos de calor (“relativamente neutro”), índice de vulnerabilidade climática dos municípios (IVCM) “relativamente fraco” ("significa que a vulnerabilidade climática em Arcos é algo a se observar e que o Município vai mal nesse indicador, ou seja, é mais vulnerável que outros municípios na mesma faixa de PIB per capita e pode sofrer por conta dessa questão", de acordo com relato da Assessoria do estudo), supressão da vegetação primária e secundária (relativamente neutro).  

A próxima matéria será sobre a última dimensão considerada no estudo: Oportunidades.