Bombeiros seguem combatendo incêndios florestais com morte de animais em Arcos
Apesar das recomendações dos bombeiros os incêndios florestais seguem ocorrendo diariamente em Arcos e na região

Combate a três Incêndios Florestais
Locais / Referência: Rua Antônio Ribeiro de Morais/ Rua da Gameleira/ Estrada Acesso Rastro de São Pedro - Arcos/MG
Data: 25/08/2024
Hora: 12:45/ 19:30/ 21:45 respectivamente.
Os militares do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Arcos foram acionados para combater diversos Incêndios Florestais no dia de ontem, 25/08/2024.
Dentre vários chamados, podemos destacar a atuação de nossas equipes no combate a incêndios florestais próximo ao Cemitério Municipal de Arcos, em uma área de pastagem e mata fechada, outro na Rua da Gameleira que se alastrou por diversos lotes e o terceiro em uma área de pastagem ao lado da Estrada Acesso Rastro de São Pedro.
Em todos os locais informados ocorreram incêndios de grandes proporções que demandaram grande esforço físico e conhecimento técnico das nossas equipes durante todo o combate.
Utilizando Abafadores, Soprador, Mochilas Costais e o Caminhão de combate à incêndios nossas equipes conseguiram controlar as chamas.
Em alguns locais o CBMMG contou com Apoio de dois caminhões pipas cedidos pela Prefeitura Municipal de Arcos.
O combate aos três incêndios durou aproximadamente 7 horas e foram gastos aproximadamente 25.000 mil litros de água.
OBS: Durante o combate a um dos incêndios, os militares se depararam com quatro filhotes de gato sendo que três deles já estavam sem vida, queimados pelas chamas. O felino que sobreviveu foi resgatado entre as chamas pelos militares e entregue a uma moradora próxima do local que resolveu adotar o animal.
Incêndio em propriedade rural particular
Local: Rodovia 354, próximo ao posto Juá.
Data: 26/08/2024
Hora: 15:30 h
Nesta segunda (26/08), por volta das 15:30 horas, o Posto Avançado de Bombeiros de Arcos foi acionado para conter um incêndio em uma taboa (brejo) aos fundos de algumas fazendas colocando-as em risco. O incêndio se alastrou rapidamente, devido a vegetação seca, provocando altas chamas e muita fumaça.
A equipe de bombeiros utilizando o caminhão Auto Bomba Tanque conseguiu extinguir o incêndio evitando danos maiores ao patrimônio e ao meio ambiente. Utilizando um trator, o proprietário da fazenda arrancou alguns galhos e diminuiu a inclinação do terreno permitindo o acesso do caminhão de incêndio até as proximidades do fogo. Foram gastos cerca de 700 L de água numa área queimada de aproximadamente 2 hectares. O Posto Avançado de Bombeiros ressalta a importância da conscientização e prevenção contra incêndios em áreas naturais, especialmente durante períodos de clima seco. A colaboração da comunidade é fundamental para preservar nosso patrimônio ambiental e garantir a segurança de todos.