Campanha de vacinação contra a gripe já começou em Arcos

A campanha de reforço da vacinação contra a gripe tem início hoje, dia 7 de abril, em todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
A coordenadora da Vigilância em Saúde no Município de Arcos, Fernanda Santos, informa que a Secretaria Municipal de Saúde seguirá o Memorando Circular da Secretaria de Estado de Saúde, publicado em 31 de março, onde consta que os grupos prioritários são:
• Crianças de 06 meses a menores de 6 anos;
• Gestantes;
• Idosos 60+
“Além desses temos as pessoas com comorbidades e grupos especiais sem comorbidades como mulheres que tiveram bebê até 45 dias (pós-parto), trabalhadores de saúde, professores, entre outros. [...] Os demais grupos, caso tenham dúvidas, recomendamos procurar a UBS mais próxima para orientação”, informa.
De acordo com divulgação do Ministério da Saúde, o público-alvo também é formado por Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Fernanda Santos salienta que a vacina este ano é trivalente, imunizando contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. “Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas, elas salvam vidas”, enfatiza.
Locais e horários de vacinação
Unidades Básicas de Saúde: as salas de vacinas estarão abertas de 08h às 16h30.
Fumusa: 08h às 15h30h
Dia D: 17/05 (devido o Dia D nacional ser véspera do Dia das Mães).
Contraindicações
O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Recomenda-se que pessoas que estejam com sintomas gripais aguardem, porém, não está relatada, no Memorando, contraindicação nesse caso.
Com informações do Ministério da Saúde e da Vigilância em Saúde de Arcos
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias-para-os-estados/minas-gerais/2025/marco/minas-gerais-vai-receber-640-mil-doses-da-vacina-contra-a-gripe