Capela do Senhor Bom Jesus na estrada Paineiras/Calciolândia – Piranhas

Série Patrimônios de Arcos

Fev 24, 2025 - 17:09
Fev 24, 2025 - 17:11
 0
Capela do Senhor Bom Jesus na estrada Paineiras/Calciolândia – Piranhas
Imagens: Prints do documentário
Capela do Senhor Bom Jesus na estrada Paineiras/Calciolândia – Piranhas


O ex-presidente do Conselho Municipal do Turismo, Donizete Bernardes, idealizou a produção de um documentário sobre o patrimônio histórico de Arcos (Patrimônios Tombados), tendo o apoio da Prefeitura de Arcos por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Semcelt), na gestão 2021/2024. A produção coube à AG Filmes/Gabriel Assis.

O conteúdo, cuja postagem foi feita em dezembro de 2021, retrata vieses da história de Arcos, pessoas e lugares da cidade. A narrativa desperta emoções, saudosismo, curiosidade, dentre tantos outros sentimentos, como pertencimento e identidade, pelo menos para quem é arcoense ou se considera como tal.

Nesta primeira matéria, nossa descrição – tendo como fonte o documentário – é sobre a capela do Senhor Bom Jesus, situada na Estrada Paineiras/Calciolândia – Piranhas, perto da Capela de São Julião.

O CCO não encontrou informações sobre o ano de construção da capela, mas na edificação está a data 1909 (há aproximadamente 116 anos). Quanto ao tombamento, foi em 2002.

Imagem foi doada à comunidade em 1951


No documentário, José Lourenço da Silva (José Floripe) mostra a capela e o registro escrito no fundo do oratório: “Lina Maria de Jesus - 20.05.1951”. Segundo Sr. José, foi ela quem doou a imagem. Foi um dia de procissão e festa. “A gente lembra o quanto a gente era mais católico. [...] Acabava uma novena e começava outra. Esta imagem, quando veio pra cá, foi uma história pra gente do lugar. Leilão, era todo dia”, conta as lembranças da infância.  Ele e outros integrantes da comunidade fizeram a reforma da capela por volta de 1963.

O vídeo foi produzido com recursos do Fundo Municipal do Turismo, viabilizado pelo Iepha (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais Minas Gerais)/Prefeitura e Semcelt.

Em breve, será publicada a próxima matéria da série.

Assista ao documentário na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=lCnHFDI7yTs&t=2593s