Castração de 600 animais: é a meta da Prefeitura de Arcos para o mês de junho

O cadastramento para a castração já poder ser realizado na Prefeitura de Arcos.

Mai 23, 2023 - 14:09
Mai 26, 2023 - 13:20
 0
Castração de 600 animais: é a meta da Prefeitura de Arcos para o mês de junho
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Arcos


Conforme notícia publicada no site da Prefeitura de Arcos, ontem (22 de maio), através da Secretaria de Meio Ambiente de Agricultura, será realizado um mutirão de castração de cães e gatos no próximo mês.

O objetivo é zerar a fila de espera na castração de cães e gatos, conforme Alexandre Ferreira, titular da pasta de Meio Ambiente e Agricultura. 

Segundo a Prefeitura: “A castração é um ato importante de apoio à causa animal e de cuidado com a saúde pública”. A informação também destaca que a Prefeitura vem agindo concretamente em favor da causa animal e exemplifica que já foram castrados 350 cães e gatos no município. Depois do procedimento, que será realizado entre 12 e 18 de junho, com a esterilização de mais 600 animais, o número de animais castrados pela administração Municipal passará de mil, entre cães e gatos.

“A castração é extremamente benéfica aos animais, além de evitar a reprodução indesejada, ela previne o câncer de mama em cadelas, e de próstata em machos, além de infecções uterinas e também todos os problemas ocasionados pelo cio nas cadelas”, explica, na notícia, a veterinária Tânia de Castro, da Prefeitura.

“Essa ação visa zerar a fila de espera e, com isso, diminuir o número de crias indesejadas e, consequentemente, soltura de animais nas ruas, o que configura crime”, segundo Alexandre Ferreira, secretário municipal do Meio Ambiente e Agricultura.

Saiba como cadastrar

Os interessados em castrar seus animais deverão trazer para o cadastramento: foto do animal, documentos pessoais do proprietário ou cuidador (RG e CPF) e comprovante de endereço. O cadastro também poderá ser feito via WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura 3359-7931.

Ao Jornal CCO, o secretário Alexandre afirmou que as castrações serão realizadas pelo método convencional até o limite. Será respeitada a lista de inscrições antigas e a ordem de chegada no cadastramento, até o limite estabelecido. "Não vamos deixar de receber inscrições. Porém, nesta campanha, o número de esterilizações está limitado a 600" - afirmou Alexandre Ferreira.