Cejusc Itinerante leva serviços à população de Dores de Campos


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Prados, realizou, na quinta-feira (22/2), mais uma ação itinerante. Dessa vez, o município atendido foi Dores de Campos (MG).
A iniciativa tem o objetivo de aproximar a população local do Poder Judiciário, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelos Cejuscs.
Durante o evento, o Cejusc Itinerante realizou 37 atendimentos de cidadania e sete sessões de conciliação, celebrando cinco acordos. Na oportunidade, também foram ofertados serviços da Justiça Restaurativa.
A moradora Rejane Maria Elias de Souza e o morador Armando do Nascimento aproveitaram o Cejusc Itinerante em Dores de Campos para realizar o divórcio consensual e se mostraram felizes com o atendimento. Rejane Maria Elias de Souza descreveu o evento como "muito bom e muito tranquilo". "Consegui resolver meu problema sem precisar pagar nada e agora só preciso passar no cartório", disse.
Armando do Nascimento também elogiou a ação: "Foi ótimo. O deslocamento foi prático. O evento foi muito bem pensado. Saí bem satisfeito."
A moradora Carolaine da Silva Almeida e o morador Robson José Coimbra também estiveram presentes no evento para realizar o divórcio consensual e ficaram satisfeitos com o atendimento. Para Robson, "o serviço foi muito rápido e eficiente e deveria acontecer mais vezes por ano".
A coordenadora do Cejusc de Prados, juíza Tatiana de Moura Marinho, destacou a importância do evento para a comunidade: "A Comarca de Prados tem como municípios integrantes Prados e Dores de Campos. Grande parte das demandas da comarca são provenientes de Dores de Campos, onde aconteceu o Cejusc Itinerante. No evento foram ofertados diversos serviços à população local, facilitando o acesso, pelo moradores, a serviços como emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito (cartório local e Recivil); troca de titularidade da conta de energia elétrica (Cemig); orientações sobre educação no trânsito (Polícia Militar); serviços de saúde (Secretaria Municipal de Saúde); inscrição em benefícios assistenciais (Centro de Referência de Assistência Social – Cras); esclarecimentos sobre Projetos de Lei (Câmara Municipal); sessões de conciliação e atermação, com presença da Defensoria Pública, Assessoria Jurídica do Município e Ministério Público; entre outros. A presença do Cejusc Itinerante enaltece o nome do TJMG e reafirma a presença do Poder Judiciário na sociedade, viabilizando o acesso da população à Justiça de forma célere e humanizada, visando ainda a cultura da pacificação social."
Por meio do Cejusc Itinerante, o TJMG prestou atendimento e ofereceu outros serviços como esclarecimentos jurídicos, atendimento nutricional e psicológico, aferição de pressão arterial e medição de glicose, agendamentos para emissão de carteira de identidade e título de eleitor, cadastramento para participação em casamento comunitário, círculo restaurativo para idosos e palestra sobre cidadania.
Parceiros
Além do TJMG, foram parceiros nessa itinerância a prefeitura de Dores de Campos e suas respectivas secretarias, a Câmara Municipal de Dores de Campos, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Cras de Dores de Campos, a Cemig, o Cartório de Registro Civil de Dores de Campos, o Recivil, a Assessoria Jurídica do Município, a Rádio Atrativa 94.3 FM, a Escola Municipal Randolfo Teixeira, a Escola Estadual Duque de Caxias e diversos voluntários locais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG