Comitiva Herança de Tropeiros de Arcos chega ao Santuário de ‘Aparecida’ em São Paulo
Missão cumprida: romaria de tropeiros chega ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo

O grupo de 10 cavaleiros/muladeiros de Arcos completa o 17º percurso ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, numa romaria a cavalo/muar.
Christiano Carvalho, líder da Comitiva Herança de Tropeiros, conta que a Romaria começou sua 17ª jornada no dia 1º de abril, chegando hoje, 11/04, a ‘Aparecida’. O Jornal CCO, novamente, acompanhou a tropeada, desde a saída até a chegada e, agora, relembra a romaria.
A saída
No final da tarde de segunda-feira, 1º de abril, a comitiva iniciou mais uma romaria. O ponto de partida foi o Parque Exposições Plácido Ribeiro Vaz, do Sindicato Rural de Arcos. Lá, onde também está sediada a comitiva, os animais e o veículo de apoio foram preparados.
Antes da partida, os tropeiros fizeram uma oração pedindo a proteção de Nossa Senhora para a viagem e se despediram dos familiares e amigos que foram acompanhar o início de mais uma jornada de superação, fé, união e muita emoção.
Veículo de apoio
Mais quatro pessoas acompanharam a comitiva em um caminhão: motorista, cozinheiro e dois tratadores. O caminhão de apoio também transportou, materiais, gêneros e equipamentos, além dos animais de montaria que se revezaram diariamente durante o percurso.
O percurso
A romaria foi realizada a cavalo ou muar (burros ou mulas), com 10 animais servindo de montarias e outros 10 que viajaram embarcados no caminhão – um revezamento obrigatório.
Diariamente, eles acordavam 1 hora na madrugada e os tropeiros saiam às 3 horas para cada etapa diária, depois do descanso.
Christiano, ao avaliar a realização de mais uma romaria, disse: “Foi uma jornada tranquila e agradável, em companhia de uma turma devota à Nossa Senhora Aparecida. Na chegada, a emoção tomou conta de cada tropeiro, ao lembrar de cada momento compartilhado nesta jornada de fé e devoção à nossa ‘Mãezinha’, Padroeira dos Tropeiros”. Ele disse que, na chegada, entusiasmado um tratador, que vinha embarcado no caminhão da equipe de apoio, fez questão de chegar montado ao Santuário.
O CCO acompanhou mais esta romaria dos cavaleiros e muladeiros da Comitiva Herança dos Tropeiros, de Arcos em matérias publicadas no portal do CCO: www.jornalcco.com.br