Desembargadoras e desembargadores testam novo sistema de votação eletrônica


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nesta segunda-feira (11/3), mais um teste do novo sistema de votação eletrônica que será usado nas eleições do dia 22 de abril para escolha dos novos membros da Direção do TJMG. A votação, além de presencial, poderá ser feita remotamente. Participaram do teste, realizado no Auditório do Tribunal Pleno, desembargadoras e desembargadores.
No dia da eleição para a Direção do TJMG, serão disponibilizadas 20 cabines, contendo um tablet em cada, com os nomes das candidatas e dos candidatos às eleições. Após votar, o nome será destacado na cor verde no telão do Auditório do Tribunal Pleno. A votação remota será feita pelo celular ou tablet, usando aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.
Na última sexta-feira (8/3), também foi feita uma simulação com 120 servidoras e servidores, sendo 80% presencialmente e, o restante, de forma remota.
Sistema
O novo modelo de votação é uma customização do sistema de votação chamado Helios Voting, e que já é usado pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do TJMG. O software, desenvolvido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi modificado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e cedido ao Judiciário mineiro, que o adaptou às suas necessidades. A plataforma tem várias soluções de segurança, incluindo criptografia, o que garante o sigilo do voto e não permite que se vote mais de uma vez.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG