Dia da Poesia em Arcos: amanhã, 3 de dezembro

O Dia da Poesia em Arcos foi instituído pela Lei Ordinária 3.162, de 25/11/2024, assinada pelo prefeito Claudenir José de Melo. A celebração será anualmente, no dia 3 de dezembro.
A data – que também se trata do dia de fundação da Academia de Letras de Arcos (ALARC) em 2020 – passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.
O Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador José Calixto da Fonseca. Ele destacou que “a poesia é uma forma de expressão artística que tem o poder de unir as pessoas, promover a reflexão e o pensamento crítico, além de celebrar a diversidade cultural e linguística de uma comunidade, podendo ainda ser um instrumento eficaz para promover a educação, a criatividade e a sensibilidade estética do ser humano, desde a criança até o idoso”.
O vereador justificou, ainda, que o Dia Municipal da Poesia pode ser uma oportunidade para envolver a comunidade em atividades culturais e artísticas a exemplo de concursos de poesias e saraus em locais públicos e escolas, dentre outras atividades. O Município poderá realizar parceria com a ALARC, que já realiza atividades relacionadas ao tema.
Integrantes da Academia de Letras de Arcos; além desses, também são membros: João Evangelista Rodrigues e Ronaldo Ribeiro (que não estão na foto)
Iniciativas da ALARC para disseminação da Cultura em Arcos
O 1º Concurso Literário de Poesias da ALARC foi realizado em 2021. Em 2022 foram realizados dois concursos literários de redação, um deles em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Neste ano de 2024 foi realizado o 4º Concurso Literário de Poesia e o 5º Concurso Literário “Viver em Arcos”, com gêneros Memórias, Poesia, Crônica, Causos, Frases com desenho.
A Academia também realizou dois Saraus em 2023 e cinco em 2024: em março, homenagem ao Dia das Mulheres, com a presença do cantor e compositor Felipe Bedetti; em maio, com a Banda Filhas de Odara; em junho, com a Banda arcoense SuperLua; em julho, no Festival Fenar; outro em julho, com visitação das escolas.
Além desses eventos, foi realizado o projeto “ALARC vai à Escola”. Integrantes da academia visitaram escolas públicas do Estado e do Município, relatando o que é uma Academia de Letras, contando histórias, declamando poesias, falando sobre a importância da Leitura e da escrita.
Apoio financeiro
Somente a partir de 2024 a ALARC passou a ter apoio financeiro por meio de Emenda Impositiva de vereadores de Arcos, com o aval do Prefeito.
A Academia recebeu a primeira verba no dia 29 de novembro de 2023, no valor de 75 mil reais. Os projetos a partir deste ano de 2024 foram mantidos por essa verba. “Temos muita gratidão. Para receber, a Alarc elaborou o projeto e cumpriu, no mesmo ano, tudo o que planejou. Antes, tudo foi feito com as contribuições dos acadêmicos (saraus, prêmios, distribuição de livros e concurso)”, destacou a presidente Rosana Silva.
Os dois primeiros concursos literários foram realizados graças aos acadêmicos e aos patrocinadores. O primeiro patrocinador foi o Sicoob União Centro Oeste. Já no 3º concurso literário, em parceria com a SEMED, toda a premiação foi feita pelo Sicoob Arcomcredi.
O 4º e o 5º foram mantidos pela primeira verba da emenda impositiva.
Coletâneas
Também com a verba da emenda impositiva, a ALARC produziu duas coletâneas, cada uma com 500 exemplares, para serem distribuídos nos concursos literários, saraus, nas escolas e sociedade civil. Essas coletâneas tratam de Literatura, História e Memória.