Dra. Claudia Maciel, psiquiatra de Belo Horizonte, atenderá em Arcos

A partir de junho, a médica psiquiatra instalará consultório em Arcos

Mai 13, 2024 - 14:51
 0
Dra. Claudia Maciel, psiquiatra de Belo Horizonte, atenderá em Arcos
Dra. Claudia Maciel, psiquiatra (arquivo pessoal)


Graduada em medicina, em 1994, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Dra. Cláudia Maciel se especializou em psiquiatria e em Saúde Mental no Instituto Raul Soares/FHEMIG, e em Dependência Química, na UNIFESP.

Em sua trajetória profissional, trabalhou em diversas instituições, incluindo o Instituto Raul Soares, Hospital Santa Marcelina em São Paulo (SP) e Itaquaquecetuba (SP), Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Escola Paulista de Medicina, Unidade Comunitária de Álcool e Drogas de São Paulo (SP), Central Psíquica em Belo Horizonte (MG) e, nas prefeituras de Contagem, João Monlevade (MG), Betim (MG), Ribeirão das Neves (MG) e no programa ‘Janela da Escuta UFMG’ destinado ao atendimento de Adolescentes Vulneráveis.

Ensino acadêmico

Além das atividades profissionais, a médica dedicou-se ao ensino acadêmico, ministrando aulas de Psiquiatria e Neurologia da UNIPAC-FATEC e atuando como coordenadora e professora do Curso de Especialização lato sensu para atendimento ao dependente químico do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica (IEC/PUC MINAS).

Experiência internacional

Dra. Cláudia realizou treinamentos e atualizações em Harvard (EUA), Instituto Lundbeck (Dinamarca), Paris (França) e Las Vegas (EUA), locais onde se especializou em transtornos ansiosos, bipolaridade, depressão e memória, entre outros.

Atividade clínica em Arcos

Além de atuar em seu consultório na capital mineira, ela se dedica também aos atendimentos no programa Janela da Escuta, da UFMG. 
Como a psiquiatra já vem atendendo diversos pacientes no Centro-Oeste e, buscando maior humanização e conforto no atendimento, a Dra. Cláudia decidiu instalar novo consultório em Arcos. Os pacientes que atualmente necessitam deslocar-se à capital do estado para suas consultas, poderão evitar essas viagens.

Falando sobre sua ligação com a cidade, ela afirma: “Sim, tenho uma forte conexão pessoal com Arcos através do meu marido, que é natural da cidade. Desde que conheci Arcos e suas riquezas naturais, fiquei encantada com sua beleza e energia acolhedora”. Ela diz estar animada com a possibilidade de contribuir para uma comunidade tão vibrante e próspera, ansiosa por se integrar totalmente e fazer parte do crescimento contínuo desta cidade que ela considera ‘maravilhosa’.

Segundo a médica, essa conexão com Arcos e região torna seu trabalho mais significativo pois, além fornecer cuidados em saúde está contribuindo para o bem-estar das pessoas que lhe estão próximas de alguma forma. “Cuidar da saúde desses pacientes é uma responsabilidade que levo muito a sério e me enche de satisfação saber que estou fazendo a diferença em suas vidas”.

Breve diagnóstico

“Sim, é possível ter uma ideia das principais condições tratadas em meu consultório em Arcos com base nos dados de saúde mental em nível nacional. Observando as estatísticas, percebo que uma parte significativa da população brasileira enfrenta transtornos ansiosos, depressão, transtorno afetivo bipolar, transtornos de uso de substâncias, esquizofrenia e outras psicoses”. Dra. Cláudia exemplificou dizendo que os transtornos ansiosos afetam cerca de 19 milhões de brasileiros, o que representa 9,3% da população, enquanto que a depressão afeta cerca de 11 milhões, representando 5,5%. Ela também afirma que o transtorno afetivo bipolar, afeta aproximadamente 6 milhões de brasileiros, ou 3% da população. Os transtornos decorrentes do uso de substâncias impactam cerca de 21,25 milhões, ou 10% da população, e a esquizofrenia, entre outras psicoses afetam cerca de 800 mil pessoas, representando 0,4% dos brasileiros. “Na minha prática clínica, vejo uma prevalência semelhante dessas condições entre os pacientes atendidos de Arcos. Isso evidencia a importância de direcionar minha abordagem terapêutica para oferecer o melhor cuidado possível aos meus clientes, atendendo às suas necessidades específicas de saúde mental”.

“Caros pacientes, caso optem pela praticidade de serem atendidos sem a necessidade de empenhar longas viagens, terei o prazer de recebê-los no novo endereço. A partir de junho de próximo, estarei atendendo na Alta Clínica, localizada na Rua Formiga, nº 413, no centro de Arcos”.

A Dra. Cláudia atenderá todas as quintas-feiras. Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelo telefone (37) 3351 4802. “Estou ansiosa para receber meus pacientes neste novo local e continuar oferecendo cuidados de qualidade” – conclui.