Edital do Sisu 2024 divulga orientações para os candidatos que realizaram o Enem
Os alunos que realizaram provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, poderão conferir os resultados do exame que têm publicação prevista para o próximo dia 16 de janeiro de 2024.

Conforme o site Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação
(https://acessounico.mec.gov.br/sisu), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU ou Sisu) concentra as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior no país. O sistema faz a seleção dos estudantes, conforme a nota obtida pelo estudante ao realizar o Enem.
Com a divulgação do gabarito oficial das provas do Enem, alguns estudantes já conferiram seu desempenho, sabem como foram nas provas, conhecem suas possibilidades e podem se antecipar, colocando sua documentação em ordem para as inscrições do Sisu na plataforma do Ministério da Educação, exclusivamente entre 22 e 25 de janeiro. Os inscritos se submeterão à seleção para as vagas em instituições de ensino superior que participam do sistema em todo o Brasil.
O Edital que trata do Processo Seletivo 2024 do Sisu foi divulgado no site do Ministério da Educação, acessível através do link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/publicado-edital-do-sisu-2024 , em 29/12/2023.
O Edital nº 22/2023 da Secretaria de Educação Superior foi publicado no Diário Oficial da União nº 247, Seção 3, páginas 75 e 76, no mesmo dia, 29/12/2023.
As inscrições
Em seu item 1.1 prevê: “1.1. As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu, o qual ficará disponível para inscrição dos CANDIDATOS no período de 22 de janeiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos de 25 de janeiro de 2024, observado o horário oficial de Brasília/DF”.
Na sequência do Edital, estão descritos os procedimentos e critérios para a oferta de vagas em ambos os semestres de 2024.
Conforme o nº 1.6 do Edital, ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o candidato deverá obrigatoriamente: preencher o cadastro socioeconômico, confirmando veracidade das informações prestadas; suas duas opções de vaga, em ordem de preferência; e optar entre uma ou mais, entre as modalidades adotadas pelas instituições de ensino superior participantes.
Alterações são permitidas
Até o término do prazo de inscrições, o candidato poderá alterar suas opções, cancelar e se certificar de suas opções.
Resultado e matrícula
O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de janeiro de 2024 e poderá ser conferido na página do Sisu na internet, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu , e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.
Conforme o número 4 do Edital, o candidato selecionado deverá realizar matrícula na instituição para a qual foi selecionado no processo seletivo do Sisu, na chamada regular, de 1º a 7 de fevereiro de 2024, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.
Lista de espera
Conforme o 6.1 do Edital, Para participar da lista de espera, o candidato interessado deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, na página do Sisu na internet, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu , no período de 30 de janeiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos de 7 de fevereiro de 2024.
Para a lista de espera, o candidato deverá optar somente por um dos cursos escolhidos na inscrição e caso ele tenha sido selecionado na chamada regular, em uma das opções escolhidas na inscrição, não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter ou não se matriculado.
Cronograma Sisu 2024
Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
Resultado: 30 de janeiro de 2024.
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
É recomendável que os interessados façam leitura cuidadosa e detalhada do Edital que se encontra publicado na íntegra, a seguir, bem como estar atento a todas as orientações do Ministério da Educação.