Ejef inicia curso "Aprenda a construir robôs de RPA para automatizar processos repetitivos"

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), iniciou, nesta terça-feira (20/2), o curso "Aprenda a construir robôs de RPA (Automação Robótica de Processos) para automatizar processos repetitivos", que terá cinco encontros presenciais até o dia 29/2.
Destinado a magistradas, magistrados, servidoras e servidores convocados, o curso visa capacitar os participantes na construção de robôs digitais em projetos de automação de processos repetitivos. A atividade atende a uma demanda da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do TJMG, por meio do Núcleo de Robótica e Automação de Soluções de TIC (Nubot).
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e diretor executivo da Dirfor, Rodrigo Martins Faria, o curso surgiu como demanda de projetos referentes à robotização e à automação.
"Nós percebemos que o maior desafio da criação não é fazer os robôs, demanda técnica da Dirfor, mas em compreender os processos de trabalho, como é a rotina e as demandas. Então criarmos uma linha de ação educacional padrão, que ensina os servidores a criarem robôs. A atividade visa a transformação digital, a automação, a robotização. Vai se adequar ao processo de trabalho de cada servidor, de cada área", disse o magistrado.
O professor do curso e coordenador do Nubot, Marcelo Sousa Neves, a ação educacional ensinará aos participantes o uso da ferramenta de Automação Robótica de Processos, assim como soluções para casos registrados no dia a dia.
"É uma forma diferente que o Tribunal está encontrando para fazer com que magistradas, magistrados, servidoras e servidores construam suas próprias automações, que são softwares que executam tarefas que nós realizamos todos os dias, de modo repetitivo. Então podemos programar a máquina para que faça essa tarefa em nosso lugar", afirmou.
Conteúdo programático
O conteúdo programático do curso "Aprenda a construir robôs de RPA para automatizar processos repetitivos" inclui a introdução ao RPA e suas aplicações, realizada na aula desta terça-feira (20/2); o envio de dados para páginas da web a partir do Excel; a automatização de e-mails; a automatização da Extração de Dados de Plataforma Web e de documentos PDF; e a automatização nos ambientes Processo Judicial Eletrônico (PJe) e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG