Empreiteira da Prefeitura de Arcos atrasa salários e auxílio-alimentação de trabalhadores braçais

A Rádio Cidade divulgou, na última sexta-feira (19), o áudio de um funcionário terceirizado da Prefeitura de Arcos, relatando atrasos nos salários, falta de depósitos para auxílio-alimentação e atrasos nos repasses referentes a custos com gasolina. Ele trabalha no Aterro Sanitário, contratado pela empreiteira que presta serviços nesse local.
Ontem, segunda-feira (22), o Portal CCO esteve no Aterro, onde a prestadora de serviços denunciada é responsável pela contratação de oito trabalhadores – são dois roçadores, dois vigias noturnos e quatro ajudantes de serviços gerais.
Vagner Ferreira de Brito, 37 anos, é natural de Guarulhos/SP e mora em Arcos há 23 anos. Ele está trabalhando na função de roçador, no aterro, há três meses. Disse que ele e os colegas receberam apenas um pagamento até então, atrasado. “Eu não peço a conta porque preciso trabalhar”, comentou. Neste mês de julho, já são 17 dias de atraso (até a data de ontem, dia 22).
Assista ao vídeo
Mário Floriano da Rocha, 69 anos, também está insatisfeito. Ele disse que o auxílio-alimentação previsto é no valor de R$150,00, mas nunca receberam. “A gente nem sabe se está fichado”.
O ambiente de trabalho, além de ser insalubre, porque é próximo às “lagoas de chorume”, oferece outros riscos. Mário, que também é roçador, contou que já encontraram cobras por lá.
Por WhatsApp, o Portal CCO conversou com outro roçador, Vítor Fernandes Borges, 30 anos, morador do bairro Floresta. Diante da situação, ele desistiu do trabalho. “Meu contrato está aberto, já saí tem 30 dias. Tenho um mês de salário atrasado”. Ele aguarda a regularização.
Segundo os trabalhadores, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos e o secretário municipal de Meio Ambiente estão cientes da situação.
Empreiteira
Na sexta-feira, 19, o Portal CCO fez contato com a empreiteira, mas a pessoa que respondeu à mensagem não se identificou. Respondeu que a empresa teve problemas internos, que estavam encaminhando o restante da documentação e que iriam regularizar o mais rápido possível.
O CCO foi informado, no Aterro, que a empresa assumiu o trabalho em Arcos no mês de maio. Ontem, dia 22, tentamos novo contato por telefone e WhatsApp. Perguntamos qual é a previsão para regularização da situação dos trabalhadores. Ainda não tivemos retorno. O espaço continua aberto. Se a empresa se manifestar, iremos atualizar esta matéria.
Nota da Administração Municipal enviada ao Portal CCO na sexta-feira (19)
Na sexta-feira, 19, o Portal CCO também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Arcos, que enviou a seguinte Nota ao Portal CCO:
Segundo informações da Secretaria de Planejamento, a empresa apresentou a documentação exigida para processar o pagamento somente hoje (19 de julho) e não explicou o motivo do atraso. Sobre o saldo do ticket, a empresa se comprometeu em regularizar. Saliento que a Prefeitura efetua o pagamento de qualquer credor somente com a apresentação dos documentos exigidos. A empresa é de Belo Horizonte.
Ontem, dia 22, o Portal CCO tentou falar com o secretário municipal de Meio Ambiente. Perguntamos a ele quais são as providências que a Secretaria de Meio Ambiente está tomando. Ele nos encaminhou para o secretário municipal de Fazenda, Cleomar Silva, que nos respondeu, por WhatsApp: “Vamos ter que tomar medidas legais”.
O Portal CCO continuará acompanhando e atualizando os leitores.