Encontro de Muladeiros reúne 158 representantes de 15 cidades em Arcos
O evento aconteceu no sábado, 30/09, no Parque de Exposições em Arcos

No sábado, 30/09, a Comitiva Herança de Tropeiros realizou o IV Encontro de Muladeiros de Arcos, reunindo 158 participantes de 15 municípios mineiros, num evento marcado pela alegria, muita prosa, boa comida, bebida gelada e música no Parque de Exposições Plácido Ribeiro Vaz do Sindicato do Produtores Rurais de Arcos.
Na tarde de sexta-feira, 29/09, começaram a chegar participantes. Houve que viesse com muares embarcados e quem viesse montado, aproveitando a natureza e o passeio.
Chegando no parque, após o cuidado e o trato com os animais, muladeiros e visitantes eram tomados pelo ambiente de descontração e animação que também se tornam tão tradicionais quanto o evento, que chega, neste ano, à sua 4ª edição.
O vice-presidente da Comitiva Herança de Tropeiros, Jurandir Jonas, que trabalha no manejo de animais, mares, cavalos e gado e também faz parte da comissão organizadora do evento, diz: “A expectativa para o evento é a melhor possível. O pessoal está chegando e haverá muita comida e bebida já para hoje à noite. Contamos que a festa de amanhã será grande”.
Jurandir Jonas, vice-presidente da comitiva Herança de Tropeiros
Marcos Vinicius Rodrigues de Freitas, mais conhecido como ‘Marquinhos’, é muladeiro que chegou no início da noite, vindo montado em seu muar. Ele conta que foram 12 horas de Santo Antônio do Monte até Arcos. “No ano passado eu vim pela primeira vez no encontro aqui em Arcos e vou falar a verdade: ‘Não tem melhor, não! É um fenômeno!” Ele já adianta que continuará vindo nos encontros de muladeiros de Arcos. Marquinhos é muladeiro desde criança e já participou de outros encontros, tais como Divinópolis e Formiga. Atualmente, ele trabalha como pedreiro, mas antes trabalhava com gado, na roça.
Marquinhos de Santo Antônio do Monte, muladeiro desde criança
Alessandro Bernardes Teixeira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Arcos, diz que este é o quarto encontro e que, há três anos atrás, os muladeiros de Arcos não tinham lugar para realizar o encontro. “Conversamos com o Christiano, presidente da Comitiva, e entramos em acordo. Trouxemos os muladeiros aqui para o Parque de Exposições. Fizemos a sede deles aqui no Parque de Exposições e estamos apoiando esta festa que já tradicional. A festa é cultural e vem gente de várias cidades da região. O Sindicato está junto, dando apoio total”. Ele explicou que o Sindicato está numa nova fase e abriu os portões para trazer eventos para cá. “Em gestões anteriores, isso não acontecia. Queremos movimentar o Parque”.
Alessandro Bernardes Teixeira, presidente do Sindicato Rural de Arcos
O vice-presidente Sindicato, Elias Veloso, conta que já foi presidente o sindicato por seis anos e agora reuniram as duas alas. "O Sindicato estava precisando de união, fizemos uma parceria”. Ele disse que apoiou o Alessandro na eleição passada, ficando como ‘vice’ nesta gestão. Na próxima eleição, que será em 2024, concorrerá à presidência com apoio de Alessandro como vice-presidente. “Estamos resgatando o Parque e a Expo Arcos já foi muito bem”. Ele também avalia que o Parque, antigamente ficava fechado o ano inteiro. “Hoje temos o Clube dos Cavaleiros e a Ecoterapia ‘Miguel Guerrero’, numa ala que está sendo reformada. Até a vistoria veicular da Polícia Civil está sendo realizada aqui e, agora, estão instalados o Clube da Lua e a Comitiva Herança de Tropeiros”. Ele avalia que a repercussão é em nível nacional e que será um mais um grande evento.
Elias Veloso, vice-presidente do Sindicato Rural de Arcos
Uma tropeada pela cidade
O evento saiu do Parque de Exposições, por volta das 11h40 e, embora houvesse previsão de realizar um trecho em estrada de terra, a comitiva desceu pela avenida Magalhães Pinto, rua Jarbas Ferreira Pires, avenida Dr. José Olinto (até a praça João Pessoa), local onde foi realizada uma parada. Depois, retornou pela ‘Dr. José Olinto’, rua Getúlio Vargas, ‘Magalhães Pinto’ e voltando ao Parque, onde houve a tradicional concentração de encerramento com um momento de fé, devoção e ação de graças pela tropeada e pelo evento. Na sequência, grupo se dispersou e foi festejar o iV Encontro dos Muladeiros de Arcos.+
Christiano Carvalho, presidente da Comitiva Herança de Tropeiros, que prefere ser considerado como uma das lideranças do movimento, disse: “Estava muito quente, havia muitas crianças participando e, por isso, resolvemos atalhar, deixando de passar pela ‘Governador Valadares’. Ele contou que vieram 158 muladeiros. O Encontro é família e agradeceu a Deus e à Nossa Senhora Aparecida por mais este grande momento.
Christiano relacionou as cidades que participaram do evento: Bambuí, Barroso, Divinópolis, Dores de Campos, Formiga, Iguatama, Itaúna, Lavras, Nova Serrana, Pains, Pedra do Indaiá, Santo Antônio do Monte, Serra da Saudade, Sete Lagoas e Três Corações e adianta que para o ano que vem haverá novidades. Ele ainda esclarece que de Perdões e de Formiga participaram duas comitivas de cada uma das cidades, totalizando 17 comitivas representadas no evento.
Veja mais fotos...