Exercícios físicos contribuem na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial
Em entrevista ao Portal CCO Arcos, a educadora física Natália Pimentel destaca a importância da atividade física também para auxiliar no controle da hipertensão

A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas não transmissíveis que mais mata. Ela atinge cerca de 27,9% da população brasileira, de acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas de abril de 2024.
A boa notícia, difundida por profissionais da saúde em geral, é que a hipertensão arterial pode ser controlada e evitada, buscando uma qualidade de vida melhor, praticando exercícios físicos para cada caso, sob orientação de profissional habilitado.
Segundo a profissional de educação física Natália Cristina Chagas Pimentel, de Arcos, a hipertensão está relacionada ao sedentarismo e a obesidade. Ela disse que muitos que recorrem às atividades físicas são pessoas que têm hipertensão arterial; e todas foram encaminhadas por médicos.
Profissional de educação física Natália Pimentel
Natália Pimentel orienta que a prática regular de exercícios físicos é ideal para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Para melhorar ainda mais, precisa ter uma alimentação saudável. Isso é de conhecimento geral, são orientações de profissionais da saúde. O corpo precisa se movimentar, é comparado a uma máquina e precisa de manutenção. O exercício físico é a manutenção do corpo humano. Por isso, caso esteja sedentário, procure um médico e faça os exames de rotina. Após passar pelos exames médicos, deve-se desempenhar o treinamento prescrito e acompanhado por um profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta, responsável por todo o programa de treinamento.
Pesquisa, entrevista e texto:
Leonardo Ferreira (estagiário)