Falta de energia elétrica e ‘piques’ de energia em Arcos
A CEMIG informa que em virtude das condições climáticas, o sistema elétrico sofreu danos causados, principalmente, por árvores, estruturas metálicas e outros objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica

Alguns bairros de Arcos ficaram sem fornecimento de energia elétrica na noite de ontem (16 de dezembro) e hoje (17 de dezembro) pela manhã.
No Jardim Bela Vista, durante um temporal, um galho de árvore caiu na fiação, o que pode ter sido a causa do desabastecimento por mais de 17horas (das 18 h de ontem até 11h40 de hoje). Também faltou energia nos bairros São Vicente, Macedo e outros.
Hoje pela manhã (17 de dezembro), o Portal CCO enviou e-mail à Assessoria de Comunicação da Cemig relatando o fato e lembrando que em outubro de 2023, quando um temporal derrubou mais de 40 árvores em Arcos, causando danos em diversos pontos da cidade, aconteceu o mesmo: faltou energia elétrica.
Perguntamos também quais são as causas dos piques de energia que estão ocorrendo com frequência, mesmo quando não está chovendo.
Outra questão levantada junto à Cemig foi sobre os prejuízos causados, como, por exemplo, o desperdício de alimentos estragados e aparelhos eletroeletrônicos danificados.
Veja a Nota enviada à Redação:
Nesta segunda-feira, 16, o município de Arcos foi atingido por um forte temporal. Em virtude das condições climáticas adversas, o sistema elétrico sofreu danos em diversos pontos, causados, principalmente, por árvores, estruturas metálicas e outros objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica, provocando curtos-circuitos e rompimento de cabos.
A CEMIG mobilizou diversas equipes, que atuaram ininterruptamente, visando restabelecer a energia o mais breve possível. Essas equipes continuam empenhadas nos atendimentos. Em alguns pontos, os trabalhos de recomposição da rede demandam um tempo maior de execução devido à complexidade dos danos causados à rede e à necessidade de remover os objetos, galhos e árvores que atingiram os fios de energia.
Piques de energia – Em função de necessidades operacionais visando minimizar os transtornos e as faltas de energia a grandes blocos de clientes, em algumas situações é necessário isolar áreas de risco decorrentes de objetos e árvores na rede, ou colisões de veículos com postes, executando transferência provisória de cargas para outras fontes de alimentação. Essa situação provisória provoca os desligamentos de curta duração (piques) observados pela população.
Ressarcimento de danos – A CEMIG esclarece que caso ocorram danos em equipamentos instalados na unidade consumidora, o cliente tem o direito de solicitar o seu ressarcimento. A solicitação de ressarcimento pode ser cadastrada através do Cemig Atende Web,
Fale com a Cemig 116 ou agência/posto de atendimento mais próximo.
Nesse contato, o cliente deve ter em mãos o número do cliente ou da instalação, documento de identidade e CPF, número de um telefone para contato e informar os dados do equipamento que foi danificado (nome, marca, modelo e tempo de uso do produto), bem como a data e a hora do ocorrido. Todas essas informações são muito importantes para o cadastramento adequado do pedido.
Ocorrência de risco de eletrocussão
Mais do que os incômodos habituais decorrentes dessa situação, um fato preocupante é a questão de segurança da população. Na tarde de ontem, por volta das 17h10, o Corpo de Bombeiros Militar de Arcos atendeu uma ocorrência de risco de eletrocussão na avenida Magalhães Pinto nº 618, em frente à Rodoviária de Arcos. Durante uma chuva intensa, um fio de alta tensão se partiu e atingiu um veículo que estava estacionado na via. Houve risco tanto para o condutor quanto para as pessoas que transitavam pelo local. A CEMIG foi acionada e ficou responsável pelo desligamento da rede elétrica e pelos reparos necessários.
Leia mais reportagens do Portal CCO sobre o tema
Outubro de 2023:
https://www.jornalcco.com.br/tempestade-com-rajadas-de-vento-derrubam-mais-de-40-arvores-em-arcos
Novembro de 2023:
https://www.jornalcco.com.br/arborizacao-urbana-de-arcos-carece-de-legislacao
Setembro de 2024:
https://www.jornalcco.com.br/quais-as-acoes-preventivas-adotadas-em-arcos-para-reduzir-impactos-provocados-pelas-chuvas-que-estao-por-vir