Fiações elétricas em Arcos - CEMIG orienta sobre cuidados 

Nov 3, 2023 - 20:34
Dez 18, 2023 - 14:25
 0
Fiações elétricas em Arcos - CEMIG orienta sobre cuidados 
Galho caído em rede elétrica no bairro Jardim Bela Vista dia 29 de outubro


A queda de mais de 40 árvores em Arcos, durante o temporal de 29 de outubro, gerou prejuízos ambientais e econômicos. Imóveis, postes e fiações da rede elétrica foram atingidos. Algumas regiões ficaram sem fornecimento de energia elétrica por mais de 20 horas. 

A Defesa Civil fez os levantamentos necessários e o prefeito declarou estado de emergência um dia depois do fato (30 de outubro), considerando as [...] “enxurradas, inundações, quedas de árvores, deslizamentos de terras, alagamentos de ruas, danos e obstruções em passeios e vias públicas, danos em residências [...]”.



Com a finalidade de “reconstrução e recuperação das áreas atingidas”, bem como dar respaldo às famílias atingidas, o Decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMDEC, “na reabilitação do cenário e reconstrução”. Também autoriza a “convocação de voluntários para reforçar as ações” e “realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada”. Por fim, o Decreto dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos.


Agora, a pergunta é: 

O que está sendo feito para evitar que o fato se repita em um próximo temporal ou em longos períodos chuvosos? 

Em matéria da edição digital do CCO que circulará amanhã, dia 4 de novembro, o engenheiro florestal Evandro Siqueira afirmou:  “Um dos principais problemas que se vê e que pode ter sido uma das causas da queda de algumas dessas árvores durante a tempestade é a ‘poda’”. Ele avalia que a poda é mal feita (Não deixe de ler amanhã). O CCO já está preparando mais uma pauta sobre esse assunto, a questão das podas, solicitando informações junto às secretariais municipais de Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente. Provavelmente, a matéria será publicada na próxima semana.

Hoje, nosso foco é a questão dos fios elétricos atingidos por galhos de árvores. Nesta manhã, 3 de novembro, enviamos perguntas à Assessoria de Comunicação de CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). Perguntamos o número de registros de rompimento de fios elétricos na cidade de Arcos e também o número de registros de quedas de postes. Esses dados ainda não foram apurados, mas a Assessoria respondeu aos nossos questionamentos sobre questões de segurança. Leia na sequência.

Não se aproxime e não toque em fios da rede elétrica 

Galhos pendurados em “fios elétricos” representam que tipos de riscos para quem passa pela rua e para moradores de residências próximas? Um fio elétrico caído na rua pode, de fato, provocar choques elétricos nas pessoas? 
Leia as orientações da CEMIG na sequência:

CEMIG - No período chuvoso, as ocorrências com fio partido tendem a aumentar em função de situações típicas dessa época - geralmente provocadas por ventanias e tempestades fortes - como a queda de árvores sobre cabos, lançamento de objetos na rede de energia, colisões de veículos em postes ou até mesmo a incidência de descargas atmosféricas, que podem provocar danos à fiação elétrica. Dessa forma, a CEMIG orienta sempre a população sobre os cuidados que todos devem ter em relação a ocorrências na rede elétrica que envolvam situações de fios partidos.  Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não devem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. Em caso de perigo e/ou acidentes com a rede elétrica, a população deve entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Também é possível acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM, 190.

Nunca tente tirar ou cortar uma árvore caída; os galhos podem esconder fio partido, causando choque elétrico

CEMIG - Se uma árvore cair na frente de alguma residência, a recomendação é nunca tentar retirá-la ou cortá-la. Nesses casos, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros para a retirada da vegetação caída. Isso ocorre pelo fato de que os galhos da árvore caída no solo podem esconder o fio partido e, ao tentar retirá-lo, a pessoa pode sofrer um choque elétrico.  As pessoas nunca devem se aproximar de fios no chão ou tentar retirar restos de árvores sobre veículos ou até mesmo do solo, caso estejam obstruindo a passagem de uma via ou da garagem. Nesses casos, é essencial que se tenha paciência e espere a chegada do Corpo de Bombeiros e da Cemig.

Em caso de postes caídos, não se aproxime e telefone imediatamente para o 116 (funciona 24 horas por dia)  

Pedaço de poste com risco de queda, no alto da rua São Geraldo; está assim há meses


A necessidade de podar as árvores para identificar problemas que possam causar interrupções ou acidentes com a rede elétrica

CEMIG - Para minimizar ocorrências de interrupção no fornecimento de energia a seus mais de 9 milhões de clientes em toda a sua área de concessão, a Cemig realiza, constantemente, a manutenção preventiva de sua rede de distribuição. Trata-se de inspeções em áreas urbanas e rurais, com o intuito de identificar problemas que possam causar interrupções ou acidentes com a rede elétrica. A partir dessas inspeções, a companhia promove poda de árvores e arbustos e limpeza de faixa - realizada na área rural, para retirar vegetação que possa encostar na rede de distribuição - além da remoção da vegetação ao redor dos postes e torres.


A Cemig - sabendo da importância das árvores para o ambiente urbano e acreditando ser possível uma convivência harmoniosa entre a vegetação e as redes de distribuição de energia - busca sempre promover a sustentabilidade de suas ações, aprimorar procedimentos e garantir um serviço de qualidade para a população. Uma das atividades de manutenção mais rotineiras é a poda de árvores próximas aos equipamentos elétricos, realizada sob orientação de responsáveis técnicos e por equipes treinadas.

Treinamento – A Cemig proporciona treinamento e capacitação em manejo de arborização para empregados próprios, empresas contratadas e prefeituras. Para a orientação dos serviços, as melhores técnicas disponíveis são utilizadas, baseadas nas recomendações da ISA e da norma ABNT NBR 16246-1:2013.  A técnica de poda utilizada é a poda direcional, que respeita os mecanismos naturais de rejeição de galhos pelas árvores. Nesse procedimento, as copas das árvores são conduzidas para fora dos cabos da rede de distribuição e apenas os galhos que estiverem crescendo em direção aos condutores são podados. Aqueles que não estiverem crescendo em direção à rede permanecem na árvore, e seu crescimento prossegue normalmente. Esse procedimento é respaldado por uma norma técnica aprovada no Brasil, baseada em recomendações da Sociedade Internacional de Arboricultura (International Society of Arboriculture – ISA) e não prejudica a vegetação.

Solicitações de poda de árvores: para a Prefeitura ou diretamente para a Cemig

CEMIG - Caso o cliente identifique uma situação em que exista a necessidade de poda, as solicitações devem ser feitas para a Prefeitura ou diretamente para a CEMIG, pelos canais de atendimento, como o telefone 116. Vale destacar que a Cemig só tem autorização para realizar podas de árvores em contato com a rede elétrica. A empresa informa ainda que, para qualquer outro tipo de intervenção nas árvores, a Prefeitura Municipal deve ser contactada pelos moradores.

116, WhatsApp, aplicativo Cemig Atende ou Cemig Atende Web, disponível em cemig.com.br

Além do telefone 116, a Cemig orienta que os clientes da companhia podem solicitar serviços a qualquer momento, por meio do aplicativo Cemig Atende ou pelo Cemig Atende Web, disponível no endereço cemig.com.br. Os clientes também podem entrar em contato com a Cemig pelo WhatsApp, por meio do número 31-3506-1160. Em caso de perigo e/ou acidentes, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM, 190.

Assim que o CCO receber os números de registros ocorridos em Arcos, esta matéria será atualizada.