Gastos com veículos do município de Arcos em 2023 e 2024
O assunto será debatido na pauta da reunião de hoje, 23/09

Está na pauta da reunião da Câmara de hoje, dia 23 de setembro, a deliberação do Requerimento nº 177 de 2024, a ser encaminhado ao prefeito Claudenir José de Melo.
Na correspondência é solicitando que, por meio dos setores competentes, o prefeito encaminhe ao Legislativo Municipal planilhas contendo todos os gastos com veículos do município, incluindo serviços de manutenção e consumo de combustíveis no período de janeiro de 2023 até a presente data.
O vereador que redigiu o requerimento pede que as informações estejam discriminadas por Secretaria e por veículo. Foi assinado no último dia 20 de setembro, sendo fundamentado no artigo 139, inciso VI do Regimento Interno da Câmara.
O acesso a informações públicas é assegurado pela Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Municipal nº 2.888/2018).
Se os demais vereadores aprovarem, a solicitação será enviada ao prefeito. Nesse caso, assim que a Câmara divulgar a resposta, o Portal CCO Arcos também o fará.
Veículo da Prefeitura de Arcos em frente ao Supermercado BH, às 18h23, do dia 2 de setembro.
Recentemente, no dia 3 de setembro, o Portal CCO Arcos publicou um vídeo enviado à Redação, no qual a pessoa responsável pela gravação mostra um veículo da Prefeitura de Arcos estacionado na avenida Dr. João Vaz Sobrinho em Arcos, em frente ao Supermercado BH, às 18h23 do dia 2 de setembro.
A pessoa que gravou as imagens faz o seguinte comentário: “Aí, galera, hoje, 2 de setembro, 6 e 23... uai, não sabia que caminhonete da Prefeitura podia vir ao BH uma hora dessa fazer compra não. Tá aí a placa, né... em frente ao BH. Agora eu vou esperar pra ver quem tá nela, né. Não é possível que algum vereador não vai dar um jeito nisso aí, uai...”.
A placa é RNJ 9B11. O Portal CCO Arcos confirmou, junto a um despachante, que o veículo pertence à frota da Prefeitura de Arcos.
O Portal CCO Arcos informou ao Governo Municipal sobre a publicação do vídeo e disponibilizou espaço para manifestação. No entanto, até hoje não tivemos retorno. O espaço continua aberto.
Diante da falta de comunicação, na mesma matéria, postada dia 3 de setembro, o Portal CCO Arcos apresentou algumas hipóteses:
• O servidor público estava dentro do horário de expediente do seu setor e foi ao supermercado comprar algum item de consumo para o referido setor;
• O servidor estava fazendo hora extra e foi ao supermercado comprar algum item de consumo para o referido setor;
• O servidor estava usando o veículo da Prefeitura fora do seu horário de expediente, para fazer compras pessoais, inclusive gastando o combustível pago com dinheiro público.