Grupo de governança para alinhar ações de recuperação da Lagoa da Pampulha realiza primeiro encontro

A criação de um subgrupo com representantes das instituições e órgãos envolvidos nas ações de recuperação e despoluição da Lagoa da Pampulha foi um dos encaminhamentos dado durante uma reunião organizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) na última sexta-feira (2).
Em paralelo, o grupo principal vai realizar apresentações para que os membros possam expor as principais medidas que que foram tomadas, conforme explicou o supervisor da auditoria de recuperação da Bacia da Pampulha, João Henrique Medeiros, que considerou a reunião "uma etapa importante para encaminhar a resolução dos problemas". Ainda de acordo com ele, "ficou deliberada a formação de um subgrupo para entregar, no prazo de 60 dias, um projeto de governança para apresentar ao grupo principal".
A Bacia Hidrográfica da Pampulha, onde está localizada a lagoa, um dos principais pontos turísticos do estado, ocupa aproximadamente 96 quilômetros quadrados e possui população estimada em 460 mil habitantes. A Bacia reúne 507 nascentes, sendo 56% localizadas em Contagem e 44%, em Belo Horizonte, além disso, dispõe de oito afluentes diretos.
Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação
Fonte: Tribunal de Contas de MG