Grupo de Intervenção Estratégica apresenta levantamento anual sobre número de homicídios em BH e Região Metropolitana

Dez 7, 2023 - 22:40
 0
Grupo de Intervenção Estratégica apresenta levantamento anual sobre número de homicídios em BH e Região Metropolitana


O Grupo de Intervenção Estratégica (GIE) de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, do qual o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) faz parte, realizou, no dia 1º deste mês, a reunião de encerramento de suas atividades no ano. Na oportunidade, foram apresentados os resultados obtidos pelo Grupo em 2023.

ReuniaoGaeco_NOTICIA02.jpg

Parte do Programa de Controle de Homicídios - Fica Vivo!, o GIE tem como principal objetivo a prevenção e a redução desse tipo de crime, principalmente entre adolescentes e jovens, de 12 a 24 anos, nas áreas abrangidas pelo programa. Para isso, promove a articulação interinstitucional entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Penal, o Ministério Público de Minas Gerais, o Poder Judiciário e a Prefeitura de Belo Horizonte.

ReuniaoGaeco_NOTICIA01.jpg

Conforme levantamento apresentado pelo grupo, nas 81 reuniões realizadas em 2023, 766 pessoas foram monitoradas. O balanço anual revela também que, na capital mineira, entre janeiro e outubro, a maior redução de homicídios consumados aconteceu na região Oeste, com o índice de 93,8%, comparado com o mesmo período de 2022. Já no interior, Vespasiano foi o município que apresentou a maior redução no número desse tipo de crime em 2023.

O evento contou com a presença de autoridades dos órgãos de segurança pública, bem como do professor da Fundação João Pinheiro, Luiz Felipe Zilli, que proferiu palestra.

Abrangência

Com a presença do policiamento em Áreas de Risco da Polícia Militar (Gepar), atualmente, o GIE está presente em 15 aglomerados de Belo Horizonte e também nos municípios de Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Uberlândia e Vespasiano.

A participação da Prefeitura de Belo Horizonte é apontada pelo Grupo como uma grande contribuição para o desenvolvimento dos trabalhos, uma vez que a Administração Municipal atua resolvendo as demandas de limpeza de áreas degradadas, iluminação pública, fiscalização de estabelecimentos com denúncia de prática delituosa, que propiciam a atuação criminosa.

Instituído pelo Decreto Nº 43.334/2003, o GIE é um dos poucos fóruns que, há mais de 15 anos reúne representantes de várias instituições de segurança pública e que continua apresentando resultados positivos. Por todo o trabalho desenvolvido, é constantemente citado como referência nacional no que diz respeito à redução de homicídios.

Fonte: Ministério Publico MG