Idosa arcoense necessita de transplante de córnea

Dona Cirlene (79), moradora do São Judas, está fazendo uma Vaquinha Solidária, para custear o transplante – a chave pix é (37) 998421379, em nome de Cirlene Maria Ferreira

Out 30, 2024 - 14:16
Out 30, 2024 - 14:36
 0
Idosa arcoense necessita de transplante de córnea


Dona Cirlene quer parar de sentir dor. Ela vem sofrendo com úlceras que tem nos olhos, além de praticamente ter perdido a visão. “Minha mãe só enxerga vultos. Mas, o problema maior são as dores por conta das úlceras” – diz a filha Isabel Ferreira, que trabalha na secretaria da paróquia São Cristóvão em Arcos e mora com os pais.

Isabel ou ‘Bel’, como é mais conhecida, relatou ao CCO o problema vivido por sua mãe. "Há aproximadamente três anos, diversos problemas nos olhos de minha mãe se sucederam e, atualmente, foi diagnosticada falência dos olhos". Ela complementou dizendo que, dos dois olhos, somente o esquerdo pode ser recuperado, mediante transplante da córnea. Afora o problema da visão Cirlene sofre constantemente, por conta das dores provocada pelas úlceras, o que, segundo Bel é o maior problema.

Em busca da solução

Segundo a filha, foi feito um cadastro há dois anos e meio na FUMUSA em Arcos, mas, até agora, a mãe não foi chamada.

Cansada de esperar e sensibilizada pelo sofrimento de Cirlene, Bel levou-a ao Banco de Olhos ou Hospital Oftálmico de Sorocaba, reconhecido por seu trabalho. Ao consultar o tratamento foi definitivo: transplante de córnea, uma vez um dos olhos já não poderá mais ser salvo. “O médico do Banco de Olhos de Sorocaba (SP) já colocou minha mãe na fila para o transplante, mas é particular”.  

Diante disso, a filha entende que não há outra alternativa a não ser recorrer a busca por doações em dinheiro que viabilizem a cirurgia.

Na verdade, o que D. Cirlene busca é melhorar sua qualidade de vida, recuperando a visão e parando de sofrer.

Vaquinha Solidária via PIX

Segundo a filha, a previsão de custos com o transplante ficará em torno dos R$ 15 mil e as doações podem ser feitas utilizando a chave PIX (37) 998421379, em nome de Cirlene Maria Ferreira.

“Qualquer valor será bem-vindo.” – afirma Isabel, na expectativa do apoio e solidariedade da população arcoense.