Impostômetro completa 20 anos: afinal você sabe o que é?

Por Dra Cristina Gonçalves Bretas

Abr 30, 2025 - 09:19
Abr 30, 2025 - 09:25
 0
Impostômetro completa 20 anos: afinal você sabe o que é?


Criado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Impostômetro tem como objetivo mostrar, em tempo real, o quanto a população brasileira paga em impostos municipais, estaduais e federais.

No último dia 20 de abril, o Impostômetro completou 20 anos de existência. Mas afinal, você sabe qual é a finalidade desse painel?

O painel físico está localizado no Centro Histórico de São Paulo, mas os dados também estão disponíveis online, no site www.impostometro.com.br.

Segundo a plataforma oficial, entre os dias 1º de janeiro e 21 de abril deste ano, o montante arrecadado em tributos já ultrapassou 01 trilhão, 254 bilhões, 693 milhões — valor que inclui impostos, taxas, multas e contribuições em todo o território nacional.

Consegue imaginar o que esse número representa na prática? De acordo com o próprio Impostômetro, esse valor seria suficiente para comprar mais de 17.926.756 de unidades do carro Jeep Renegade 1.8, direto da concessionária.

Diante de cifras tão expressivas arrecadadas em menos de quatro meses, surge um questionamento inevitável: para onde está indo todo esse dinheiro? Estão a união, os estados e os municípios cumprindo com seu dever de investir em saúde, educação, infraestrutura e garantir os direitos básicos da população?

Nos últimos anos, tem sido recorrente o discurso de que estados e municípios enfrentam dificuldades financeiras para realizar investimentos. Ao mesmo tempo, o país avança em uma transição para a tão esperada reforma tributária, que promete simplificar o sistema, reduzir distorções e aumentar a transparência no uso dos recursos públicos.

Afinal, arrecadar é necessário. Mas é dever do poder público devolver à sociedade em forma de serviços e políticas públicas eficientes o que é recolhido dos contribuintes. O Impostômetro nos ajuda a enxergar quanto pagamos — agora, é hora de exigir que esse dinheiro seja bem aplicado.