Índice de Progresso Social em Arcos/2024 é ‘relativamente neutro’

O IPS Brasil 2024 do Município de Arcos é 65,33/100, descrito como “relativamente neutro”; o resultado é relativo a outros municípios na mesma faixa de PIB (Produto Interno Bruno) per capita de Arcos em 2021

Ago 6, 2024 - 14:53
Ago 6, 2024 - 16:20
 0
Índice de Progresso Social em Arcos/2024 é ‘relativamente neutro’


O Índice de Progresso Social – IPS Brasil 2024 de Arcos é 65,33/100 (65,33 valendo 100), que deixa o Município com a numeração 383/5.570 (5.570 é o número de Municípios brasileiros). 

Veja os índices, em nível nacional, de outras cidades da região e também de Oliveira, que tem número de habitantes próximo ao de Arcos. De acordo com o Censo Democrático de 2021, Arcos tem 41.416 habitantes; Oliveira tem 39.262 (2.154 a menos que Arcos). 

Destaque para Japaraíba 

O IPS é descrito como “uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população de forma multidimensional”.  No Brasil, a edição de 2024 é composta por 53 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos. 

Essas variáveis foram agregadas em um índice geral – com nota de 0 a 100 – e índices para três dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior).

O IPS 2024 do Município de Arcos (Geral), informado no início desta matéria, é evidenciado com a cor amarela, que significa “Relativamente Neutro”. Esse resultado geral é relativo a outros municípios na mesma faixa de PIB (Produto Interno Bruno) per capita de Arcos em 2021. São eles: Águas Frias (SC), Arcos (MG), Blumenau (SC), Boa Ventura de São Roque (PR), Bom Jesus (SC), Brejinho de Nazaré (TO), Campo Bom (RS), Cândido Godói (RS), Candói (PR), Coronel Domingos Soares (PR), Diamante do Norte (PR), Doresópolis (MG), Doverlândia (GO), Elias Fausto (SP), Embu das Artes (SP), Gaspar (SC), Ibirapuitã (RS), Iepê (SP), Igrejinha (RS), Itá (SC), Joaquim Távora (PR), Juranda (PR), Montes Claros de Goiás (GO), Nova Castilho (SP), Orizona (GO), Otacílio Costa (SC), Palmares do Sul (RS), Palminópolis (GO), Passa Tempo (MG), Pedras Grandes (SC), Pirapetinga (MG), Pojuca (BA), Pranchita (PR), Ribeirão Preto (SP), Rio das Ostras (RJ), Rio das Pedras (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santa Helena (PR), Santa Vitória do Palmar (RS), Santo Antônio do Palma (RS), Santos (SP), Sarandi (RS), Sebastião Leal (PI), Sete de Setembro (RS), Sumaré (SP), Tietê (SP), Vargem Grande Paulista (SP), Viana (ES), Vianópolis (GO), Vidal Ramos (SC).

O PIB Per capita de Arcos em 2021 foi R$ 57.070,93, numeração 750 entre os 5570 Municípios brasileiros. 

Arcos nas três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades 

Nesta matéria, abordaremos apenas a primeira dimensão: Necessidades Humanas Básicas. O que se investiga, nesse aspecto, de acordo com divulgação do site IPS Brasil, é se as pessoas têm comida suficiente para comer e recebem assistência médica básica; se podem beber água e manter-se limpas sem ficarem doentes; se têm moradia adequada com serviços básicos; se estão seguras.

Necessidades Humanas Básicas: pontuação geral “relativamente forte”

No que se refere às Necessidades Humanas Básicas, a pontuação de Arcos em nível nacional é 82,83, classificação 298, legendada na cor azul, que significa “relativamente forte”. Nessa dimensão das Necessidades Humanas estão quatro itens. Leia na sequência, 

Nutrição e cuidados médicos (“relativamente neutro”) 
 
No primeiro deles, Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, a pontuação é 69,95 e classificação 2802.  A legenda está na cor amarela (“relativamente neutro”). Contempla: Cobertura Vacinal (Poliomielite), Hospitalizações por Condições Sensíveis à Atenção Primária,

Mortalidade Ajustada por Condições Sensíveis à Atenção Primária, Mortalidade Infantil até 5 Anos e Subnutrição – identificados na cor amarela (“reativamente neutro”).

Água e Saneamento (“relativamente neutro”) 

O segundo item é Água e Saneamento, com pontuação 88,04 e classificação 762, legendada na cor amarela (“relativamente neutro”).

Contempla: Abastecimento de Água via Rede de Distribuição (“relativamente neutro”), Esgotamento Sanitário Adequado (“relativamente forte”), Índice de Abastecimento de Água (“relativamente neutro”), Índice de Perdas de Água na Distribuição (“relativamente neutro”).

Moradia (“relativamente forte”) 

Moradia é o terceiro item, com pontuação 98,54 e classificação 35 (“relativamente forte”, contemplando:  Domicílios com Coleta de Resíduos Adequada (“relativamente neutro”), Domicílios com Iluminação Elétrica Adequada (“relativamente forte”), domicílios com Paredes Adequadas (“relativamente forte”), Domicílios com Pisos Adequados (“relativamente neutro”).

Segurança Pessoal (“relativamente neutro”)

O quarto e último item é Segurança Pessoal, com pontuação 74,78 e classificação 1121 (“relativamente neutro”). Contempla:

Assassinatos de Jovens (“relativamente neutro”), Mortes por Acidentes de Transporte (“relativamente neutro”), Assassinatos de Mulheres (“relativamente neutro”) e Homicídios (“relativamente neutro”). 

Brasil ocupa 67ª posição no ranking entre 170 países

Neste ano de 2024, o Brasil apresentou a pontuação 68,90 no Índice de Progresso Social (IPS Global), ocupando a 67ª posição no ranking entre 170 países. Na América do Sul, Chile (78,43), Argentina (77,19) e Equador (69,56) foram os países com as melhores pontuações. Em termos globais, Dinamarca (90,30), Noruega (90,32) e Finlândia (89,96) apresentaram o melhor desempenho no progresso social (Social Progress Imperative, 2024).

O IPS Brasil, que surgiu inicialmente como IPS Amazônia, publicado em 2014, foi idealizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). 

Todos os dados desta matéria foram pesquisados no site do IPC Brasil.

Nas próximas matérias, abordaremos as dimensões Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, referentes a Arcos. 


Leia também: https://www.jornalcco.com.br/arcos-esta-entre-as-50-cidades-de-minas-com-maiores-indices-de-progresso-social