Iniciam as obras da passarela sobre a BR-354

O canteiro de obras foi montado em outubro e a obra teve início efetivo no dia 27 de dezembro do ano passado.

Jan 11, 2024 - 19:53
 0
Iniciam as obras da passarela sobre a BR-354
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Arcos


Depois de ter sido noticiada em abril de 2023 pelo jornal CCO, a Prefeitura Municipal informou, em seu site, sobre o início das primeiras atividades das obras da passarela para pedestres, junto à PUC, sobre a BR-354.

O projeto depois de elaborado exigiu aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), considerando tratar-se de obra de arte especial a ser construída sobre a rodovia federal. O custo da obra contratada com a empresa MJ Ribeiro (Arcos) é de R$ 2.264.876,49. 
Em reportagem publicada pelo CCO na edição 2201 de em 8 de abril de 2022, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Arcos, engenheiro Kledson Souza, esclareceu sobre a importância da obra, dando conta de que especialmente o crescimento da região dos bairros Calcita, Santa Efigênia e Santa Terezinha determinou necessidade da passarela. Na entrevista, o secretário justificou que o deslocamento de alunos dos ensinos Fundamental e Médio; de estudantes da IFMG; dos trabalhadores em geral; e das pessoas que residem nesses bairros exigia melhores condições de mobilidade com segurança, e destacou o intenso volume de tráfego de veículos de todos os portes.

Detalhes da obra

O engenheiro Márcio José Ribeiro Júnior da empresa construtora conta que o canteiro de obras para inicia a construção da passarela foi montado em outubro do ano passado e os serviços iniciaram efetivamente em 27 de dezembro as estacas, que correspondem ao início da execução das fundações ou da fase de infraestrutura. Segundo ele, o tempo entre a montagem do canteiro de obras e o início efetivo resultou de ajustes contratuais necessários.

Passarela terá altura superior a 6 metros

Márcio informa que o projeto prevê altura de 6,5 metros e uma extensão, de um lado ao outro da rodovia de 26,5 metros de comprimento, excluída a extensão das rampas de acesso e escadarias. Para sustentar a passarela, serão instalados 26 pilares em concreto armado.

Etapas da obra

A obra que inicia com o assentamento de estacas corresponde à fase de execução da infraestrutura que ainda prevê a execução dos blocos. O engenheiro diz que há estacas estarão a 14 metros de profundidade. Segundo ele, a profundidade depende do solo.

Em fevereiro, o engenheiro afirma que será iniciada a execução da mesoestrutura, com a instalação dos 26 pilares – o que será realizado até meados de março, quando entrará na fase da superestrutura, com o lançamento das vigas.

Ele explicou que as vigas metálicas, que serão contratadas junto à uma metalúrgica ainda não definida, estarão sendo produzidas, enquanto a mesoestrutura estiver em execução, de forma que quando os pilares estiverem concluídos, as vigas poderão ser lançadas.

Márcio informa que, atualmente, entre oito e dez trabalhadores se encontram em atividade nas obras, mas, acredita que já na próxima semana, 25 operários estarão envolvidos.

O engenheiro esclarece ainda que a obra tem previsão de seis meses e a entrega pelo cronograma seria em junho de 2024. “Estamos trabalhando com a possibilidade de antecipar a conclusão”. Porém, ele alertou sobre a questão climática que, com chuvas intensas, podem interferir no andamento das obras.