Iniciativa UCC é premiada e passa a integrar banco de boas práticas da Comissão do Sistema Prisional do CNMP

Dez 4, 2023 - 15:10
 0
Iniciativa UCC é premiada e passa a integrar banco de boas práticas da Comissão do Sistema Prisional do CNMP


A Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC), lançada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em julho de 2022, foi premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em solenidade realizada no dia 30 de novembro em Brasília. A premiação ocorreu durante o Encontro Nacional do MP no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública. A iniciativa passa a integrar o Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP).

Trinta e sete iniciativas desenvolvidas por 12 unidades do Ministério Público brasileiro foram selecionadas para comporem o banco de boas práticas. Entre outros objetivos, o banco da CSP tem a finalidade de promover o intercâmbio de práticas de sucesso entre os diversos ramos e unidades do MP e de estimular uma atuação nacional integrada e colaborativa, encurtando distâncias e disseminando grande rede de compartilhamento e de inovação.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, também foi agraciado na qualidade de chefe institucional que valoriza e apoia iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos membros do Ministério Público na seara temática do sistema prisional, controle externo da atividade policial e segurança pública.

premio cnmp noticia1.jpg

Pela UCC, premiada na categoria Segurança Pública, receberam a premiação a procuradora de Justiça Iraídes de Oliveira Marques, da Procuradoria de Justiça Especializada em Ações de Competência Originária Criminal (PCO); os promotores de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim); Cláudio Maia de Barros, da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri (Cojur); Daniel de Sá Rodrigues, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP); Mauro da Fonseca Ellovitch, do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber); Paloma Coutinho Carballido, do Núcleo da Execução Penal (Nepe); Paula Ayres Lima, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e William Garcia Pinto Coelho, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), além do procurador-geral de Justiça Jarbas Soares que idealizou a unidade.

premio cnmp noticia.jpg

UCC
Com área aproximada de 6.300 m², distribuídos em 14 andares e dois subsolos, a UCC reúne, em um único edifício, todos os órgãos de combate à criminalidade e à corrupção do MPMG, com instalações, equipamentos e estrutura organizada de forma estratégica para a atividade dos grupos de combate ao crime.

A iniciativa UCC promove articulação essencial com diversos órgãos internos e externos ao Ministério Público, fortalecendo a capacidade de combate à corrupção e criminalidade. Internamente, envolve Órgãos de Execução, Centros de Apoio Operacionais e Coordenadorias Estaduais, garantindo atuação conjunta e eficiente. Externamente, coopera com forças policiais, órgãos fazendários e de inteligência, reforçando a integração interinstitucional e potencializando ações de prevenção e combate a ilícitos.

Com informações do CNMP.

Fonte: Ministério Publico MG