Iniciativas em Justiça Restaurativa do TJMG são apresentadas em evento na Espanha

Dez 4, 2023 - 22:40
 0
Iniciativas em Justiça Restaurativa do TJMG são apresentadas em evento na Espanha
Mesa de Justiça Restaurativa realizada na Universidade Francisco de Vitoria, na Espanha ( Crédito : Reprodução Internet )


A juíza Aila Figueiredo, articuladora da Sub-Rede Recupera, vinculada à Rede Restaura JR TJMG, instituída pela Portaria Conjunta nº 1.446/2023, participou como palestrante da Semana Internacional de Justiça Restaurativa da Faculdade de Administração, Governo e Direito da Universidade Francisco de Vitoria, em Madrid, na Espanha, realizada de 13 a 17/11. A magistrada apresentou o contexto e os projetos em Justiça Restaurativa desenvolvidos pelo TJMG, sob a gestão da 3ª Vice-Presidência.

Not---Justica-restaurativa-Madrid_-Espanha.jpg
Mesa de Justiça Restaurativa realizada na Universidade Francisco de Vitoria, na Espanha ( Crédito : Reprodução Internet )

As atividades da Semana Internacional possibilitaram a troca de experiência entre profissionais de diversos países como Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha e França.

Segundo a juíza Aila Figueiredo, o evento permitiu "a troca de experiência e aprendizado consistente acerca da Justiça Restaurativa em muitas de suas aplicações e caminhos, de forma a estabelecê-la como possibilidade de atenção qualificada às vítimas e como seara respeitosa de diálogo e transformação de conflitos, em complemento e colaboração com os desideratos do Poder Judiciário".

Como está determinado no disposto no inciso II, artigo 4º da Resolução nº 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), compete aos Tribunais implementar ações de formação continuada de magistrados e servidores que permitam o adequado tratamento de conflitos por meio dos programas de Justiça Restaurativa.

No evento internacional, a professora Gema Varona Martínez, da Universidade do País Basco, na Espanha, especialista em Vitimologia, Sociologia Jurídica e Criminologia, debateu sobre a possibilidade de aplicação da Justiça Restaurativa aos casos de violência doméstica, com a devida capacitação de facilitadores.

O professor David Gustafson, PhD em Ciências Criminológicas pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, que desenvolve trabalho nas prisões com vítimas e infratores em crimes de violência grave no Programa de Mediação de Vítimas-Infratores, relatou os estudos desenvolvidos a partir da narrativa de casos onde aplicadas práticas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG