Início da Quaresma

Antônio Airton de Sousa

Mar 6, 2025 - 08:56
Mar 6, 2025 - 09:04
 0
Início da Quaresma


Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma, dia de jejum, penitência e oração. A Quarta-feira de Cinzas ocorre após o Carnaval e é simbolizada pela imposição das cinzas na testa dos fiéis, formando a cruz, como sinal de humildade e arrependimento. 

A liturgia da Quarta-feira de Cinzas destaca a efemeridade da vida e a necessidade da penitência na vida cristã. Também marca o início de um período de 40 dias de preparação para a Páscoa, o qual é chamado de Tempo Quaresmal.

A utilização de cinzas é bíblica, o ato de sentar-se sobre as cinzas significava arrependimento dos pecados e voltar-se para Deus (Jn. 3,6). Receber a cinza benta sobre a cabeça nos faz lembrar que o corpo morre, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (Gn 3, 19).  Também o sinal das cinzas em nosso corpo nos faz refletir sobre nossas ações e sobre o amor de Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer no pecado.

A Imposição das Cinzas é rito litúrgico bíblico. Na Santa Missa de Cinzas, o padre ou os ministros da Sagrada Eucaristia marca uma cruz na testa dos fiéis, utilizando cinzas, e diz: “Convertei-vos e credes no Evangelho”. São palavras que eles sugerem para uma reflexão quanto ao modo de vida de cada um, sobre ações e comportamentos inadequados, apresentando proposta de renovação.

O que é a prática do jejum?

A quarta-feira de cinzas é um dos dias em especial que a igreja nos convida a exercitar os três pilares da quaresma: o jejum, a penitência e oração. Na Igreja Católica, o jejum é uma prática de autodisciplina com foco penitencial. No contexto da Quaresma, refere-se à redução da ingestão de alimentos e à limitação do número de refeições. A penitência deve produzir frutos quanto a escolhas de atitudes que agradam a Deus: “Buscar ser uma pessoa melhor dentro da igreja, em casa, no local de trabalho, na sociedade”.

Quais são as regras de jejum na quaresma?

Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, as regras de jejum permitem que os católicos façam apenas uma refeição completa e duas refeições menores que, combinadas, não equivalem a uma única refeição normal. É bom que durante as sextas-feiras da Quaresma se façam também jejuns. Também referente ao jejum, muitas pessoas têm o costume de fazer abstinência de carne em toda sexta-feira durante o ano e outras, nas primeiras sextas de cada mês. “Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, depois, teve fome”. (Mt 4-2)

Textos bíblicos de referência

(Gn., 3,19) “porque és pó, e pó te hás de tornar”.
(Marcos, 1,4) “João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados”.
(Marcos, 1,3) “Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas”.
(Marcos, 1,14-15) “Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”.
(Mt 4-2) “Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, depois, teve fome”.

Penitência é uma forma de aproximação e reconciliação com DEUS. Inclui saber o que é certo ou errado, arrepender-se dos erros, afastar-se daquilo que nos distancia das pessoas e de DEUS, abster-se em jejum de certos hábitos ou prazeres carnais, principalmente abandonar os vícios da escravidão que são sustentados pelo maligno e perdoar quem nos ofendeu.

Caridade consiste em olhar as pessoas com os olhos de DEUS e fazer a elas o que CRISTO as faria, principalmente amando-as sem distinção.

Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.

Antônio Airton de Sousa

Catequista de Adultos, Pastoral do Batismo
Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão