“Inimigos do povo, inimigos do povo!”
Foi com estas palavras que os eleitores se referiram aos oito vereadores que não assinaram o pedido de redução do número de vereadores de Arcos a partir de 2013. A manifestação foi na última terça-feira, 20

Após ter em mãos o abaixo-assinado com 6.313 assinaturas, pedindo a redução do número de vereadores de 13 para nove, a partir de 2013 (confira abaixo), nenhum vereador manifestou intenção em apoiar o pedido da vereadora Maria Marlene Rodrigues, que solicitou a revogação da Resolução 609. Para que seja apresentado um projeto sugerindo a revogação, a vereadora precisa da assinatura de outros dois vereadores.
O vereador Pedro César Rodrigues já se posicionou contrário à anulação, alegando que é preciso mais representatividade no Legislativo, em benefício do povo. Os outros sete ainda não se manifestaram, mas não apoiaram a colega Marlene Rodrigues no pedido.
Revoltadas, pessoas que estavam presentes na reunião pediram ao vereador José Aparecido da Silva (Zé Neca) que se aliasse à vereadora Marlene Rodrigues, para representar o desejo do povo. No entanto, o vereador não quis assinar o documento, alegando que ele sozinho não adiantaria, e que seria necessária uma reunião para decisão entre todos os vereadores. Ainda mais insatisfeitos, os eleitores começaram a gritar palavras de ordem contra os legisladores. A aposentada Antônia Jesus Carvalho foi categórica ao falar com o legislador. "Eu votei em você, Zé Neca. Assina esse papel. Honra o voto que eu te dei", insistiu. Em decorrência do fato, a população acompanhou o vereador até o saguão da Câmara e continuou a cobrar uma postura, mas este manteve sua decisão.
Enquanto os eleitores conversavam com Zé Neca, os demais vereadores aproveitaram a oportunidade para deixar o plenário em silêncio. O CCO foi informado que a presença da PM foi solicitada no local, via 190, com a justificativa de que estava havendo tumulto. Nenhuma ocorrência foi registrada.
Ainda na Câmara, também houve protestos feitos pelo arcoense José Carlos Ferreira, que mora em Sete Lagoas. Ele cobrou incentivo ao esporte e criticou o "descaso dos governantes com a manutenção dos campos de futebol". José Carlos disse que se sentiu decepcionado ao ver a situação em que se encontra o campo do Ypiranga. "Parece que está do mesmo jeito que deixei quando fui embora. É um descaso com o esporte", argumentou.
"Leitão" entrega abaixo-assinado com 6.313 assinaturas pedindo revogação da Resolução 609
O comerciante Geraldo Lino ("Leitão") protocolou junto à Câmara Municipal, na tarde da última terça-feira, 20, um abaixo-assinado pedindo a revogação da Resolução nº 609, que prevê o aumento do número de vereadores para a próxima gestão do Legislativo. A Resolução passa para 13 o número de vereadores, quatro cadeiras a mais que na gestão atual.
No manifesto, 6.313 assinaturas foram colhidas nos últimos nove dias. Segundo o idealizador, o manifesto teve um resultado positivo. "O abaixo-assinado mexeu com a opinião pública e trouxe à tona a busca do senso crítico", comenta "Leitão". Ele também afirma que estas atitudes comprovam a insatisfação do povo para com a Câmara. Ele deixa sua mensagem para os vereadores: "Espero que eles passem a atuar de maneira compromissada", finaliza.
Matéria publicado no jornal CCO, edição de 22 de setembro de 2011