Lixo: problema que persiste em Arcos
Lixo tem sido um problema urbano frequente que segue sem solução efetiva

Mais uma vez o CCO foi às ruas para conferir a limpeza da cidade e o recolhimento de lixo. Mas, parece que pouca coisa mudou. Embora haja ruas e avenidas limpas e o recolhimento de lixo aconteça, o problema segue sendo maior do que as soluções apresentadas até aqui pelo poder público.
Rua do 'São Judas' em boas condições de limpeza
O CCO passou por algumas vias urbanas dos seguintes bairros: Macedos, Cidade Nova, Bela Vista, Centro, Calcita, São Judas, Castelo, Sant Antônio e Brasília. Foi possível perceber que, muitos destes bairros estavam com sacos de lixo expostos na calçada, o que indicou que seria o dia de recolhimento, o que de fato foi confirmado por moradores. É o caso, por exemplo da rua Álvares da Silva, dia de recolhimento para o lixo reciclável. Os volumes estavam sobre o passeio, bem acondicionados, demonstrando a preocupação dos cidadãos no sentido de manter a rua limpa.
Recolhimento
Quando a equipe do CCO passava pela Rua do Rosário pode acompanhar o recolhimento de lixo, que vinha sendo feito pelo caminhão, o mesmo acontecendo na Rua Messias Macedo, sede do CCO, pela qual outro veículo trafegava fazendo o recolhimento regular.
Acúmulo
Porém, havia casos de acúmulo de lixo, demonstrando claramente a falta de recolhimento regular conforme confirmou o aposentado Maurício Brito (68 anos), que reside da Álvares da Silva, faz oito meses.
Maurício Brito, aposentado
Ele contou que às terças e sextas-feiras acontece o recolhimento do lixo orgânico e nas quintas-feiras a retirada do lixo reciclado. No entanto, ele relatou que já às segundas-feiras algumas pessoas já colocam o lixo para ser retirado. Porém, segundo Maurício, os cachorros abrem os sacos e esparramam o lixo pela via. “Daí, chega a terça-feira e o lixo não foi recolhido e fica muito bagunçado. Não está sendo feito o serviço de coleta como programado”. Ele complementou dizendo que às vezes falta coleta na sexta-feira e outras vezes na terça-feira. O fato, segundo ele, é que não tem havido cumprimento da coleta de lixo, conforme previsto.
Descarte de materiais e lixo acumulado
Tal como verificado em outra matéria produzida pelo CCO em janeiro deste ano, sob o título “Mais moradores reclamam do lixo na área urbana de Arcos” (https://www.jornalcco.com.br/mais-moradores-reclamam-do-lixo-na-area-urbana-de-arcos) encontra-se em muitos locais acúmulo de lixo sobre a via e em terrenos desocupados.
Destaque-se que lixo é sinônimo de risco à saúde de seres humanos e animais domésticos, além de configurar mau trato ao meio ambiente urbano e agressão à saúde pública.
O CCO enviou mensagens e tentou falar por telefone com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Elson Ribeiro, responsável pela limpeza urbana, segundo informação do secretário de Obras e Serviços Públicos. Porém, até a publicação desta matéria, não recebeu retorno. O Portal permanece à disposição para publicar eventuais manifestações que sejam enviadas à redação do CCO.
Veja outras imagens...
Leia também:
https://www.jornalcco.com.br/acumulo-de-lixo-no-corrego-das-almas-preocupa-moradores-e-desperta-atencao
https://www.jornalcco.com.br/morador-do-esplanada-reclama-de-lixo-jogado-as-margens-da-br-354