Mais de 2,6 mil veículos já foram vistoriados até maio deste ano, em Arcos

No ano passado, foram 5.526 veículos vistoriados em Arcos e, neste ano, até o mês de maio, 2.672 veículos. A vistoria veicular é obrigatória ao transferir a propriedade do veículo.

Jun 20, 2023 - 14:31
Jun 25, 2023 - 23:08
 0
Mais de 2,6 mil veículos já foram vistoriados até maio deste ano, em Arcos


Todas as quintas-feiras, a partir das 7 horas, veículos se enfileiram nas instalações do Parque de Exposições Plácido Ribeiro Vaz para a realização da vistoria veicular, gerando curiosidade por quem passa pelo local. O Jornal CCO fez contato com a Polícia Civil para esclarecer o assunto aos condutores de veículos.

O que é a vistoria veicular?

Conforme o site do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN-MG): “A vistoria é o ato de avaliar um veículo, verificando suas condições de conservação e manutenção, impedindo que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o procedimento é executado pelos órgãos de trânsito e segue alguns critérios uniformes em todo o país”. 

A vistoria veicular atende à seguinte legislação: Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Art. 22); Portaria do Detran-MG nº 1.911, de 24 de outubro de 2019; e Resolução do Contran nº 941, de 28 de março de 2022.

O site também explica que, na vistoria, são verificados: a numeração de chassi, do motor, carroceria e outros, além de avaliar itens externos e visíveis. Conforme o DETRAN-MG, o objetivo é evitar que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de estarem rodando, sejam legalizados. Assim, além de garantir que o veículo esteja em condições de rodar, é a vistoria que comprova a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação.

Assim, durante a vistoria veicular, são verificados os documentos do veículo, CNH do condutor, e números de identificação do motor e chassi. Ainda, são inspecionados: o hodômetro (que marca a quilometragem), o lacre das placas e a identificação dos vidros.

Quando é feita a vistoria veicular

A vistoria do veículo é obrigatória sempre que houver a transferência de veículos de qualquer tipo, seja carro, moto ou caminhão. 

A vistoria, ao atestar para o comprador que o veículo está em condições de segurança e com a documentação em dia, evita golpes e fraudes que, não poucas vezes, surpreendem os menos avisados ao adquirirem veículos de terceiros.

Itens que reprovam

Antes da vistoria, é necessário que toda a documentação seja verificada, especialmente se está em dia e em ordem quanto aos tributos e eventuais multas. É bom destacar que a reprovação na vistoria veicular impede a comercialização do veículo. 

Os itens que reprovam o automóvel, moto ou caminhão, entre outros, são: numeração de chassi alterada ou ilegível; suspensão danificada ou comprometida; janelas e/ou vidros deteriorados; trincas, rachaduras; aplicação de insulfilme inadequada às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); a falta ou danos nos dispositivos de segurança obrigatórios, tais como chave de roda, macaco, pisca-alerta, lanternas; e pneus em mau estado.

O veículo reprovado terá que regularizar a situação, a partir dos apontamentos feitos pela vistoria que reprovou e retornar para nova inspeção.

Como fazer a vistoria em Arcos

Estando com os documentos em dia e em ordem, incluindo o pagamento da taxa de vistoria que, segundo o DETRAN-MG, é de R$ 246,81, o interessado deverá levar o veículo para vistoriar. 

As vistorias em Arcos dispensam agendamento prévio, conforme informações da Polícia Civil, e o atendimento é por ordem de chegada, nas instalações do Parque de Exposições de Arcos, a partir das 7 horas, sempre às quintas-feiras. A Polícia Civil informa que a vistoria funciona até terminar a fila de veículos.

Informações adicionais poderão ser obtidas junto ao site do DETRAN-MG https://www.detran.mg.gov.br ou junto à Delegacia de Polícia Civil de Arcos (Praça Floriano Peixoto, 98 (Centro) - (37) 3351-2084