Manifestação do bispo de Luz sobre a morte do Papa Francisco

Em decorrência da morte do Papa Francisco, na madrugada de 21 de abril (2h35 de Brasília) e 7h35 no horário de Roma, a Diocese de Luz, na qual Arcos está inserida, publicou manifestações nas redes sociais.
“A Diocese de Luz, por meio do seu bispo diocesano, Dom José Aristeu Vieira, recebe com pesar a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. [...] A Diocese se solidariza com toda a comunidade de fé que chora sentida a partida do Servo dos Servos de Deus: Francisco, O Misericordioso. [...] A Igreja se despede de Sua Santidade o Papa Francisco, servidor incansável do Evangelho, da paz e da misericórdia. Sua vida foi marcada pelo amor aos pobres, pelo diálogo e por um testemunho vivo do Cristo Bom Pastor. Que Deus o acolha na eternidade com a ternura que ele sempre anunciou”.
Além da Nota de Pesar, Dom Aristeu orienta:
“Todas as comunidades paroquiais devem rezar em sufrágio pelo Papa Francisco, colocando em destaque junto ao presbitério sua foto, tocando os sinos em toque fúnebre, elevando a Deus orações e celebrando missas em comunhão com toda a Igreja que clama a Deus pelo descanso eterno desse humilde servidor”.
Dom Aristeu destacou que ele foi o primeiro papa de origem latino-americano, escolhido “no fim do mundo”, em seus 12 anos de Pontificado. “Deixa-nos um importante e incomparável legado, tendo testemunhado até o fim e, com todas as forças, a proximidade própria do “Pastor com cheiro de ovelhas”, um fiel guardião dos valores Evangélicos, da dignidade humana, da justiça social e da paz mundial”.
De acordo com as divulgações na mídia, Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca.
Luto oficial em Arcos
Por meio do Decreto nº 7.146, de 21 de abril, o prefeito Wellington Roque declarou luto oficial de três dias, pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco. A contagem começou ontem, dia 21 de abril.