Medicamentos vencidos descartados irregularmente às margens de estrada rural em Arcos
A coordenação da Vigilância Sanitária divulgou agora à tarde (25 de fevereiro) que foram encontrados inúmeros medicamentos descartados, entre outros tipos de lixo, às margens da estrada rural que liga a área urbana de Arcos à comunidade de Cristais, pouco abaixo do bairro Castelo.
Foram observadas várias situações: medicamentos vencidos ou não, amostras grátis e comprovantes de endereços de cidadãos residentes em outros bairros.
O coordenador da VISA, Ismeraldino Beirigo, informou que esses comprovantes irão ajudar nas investigações para descobrir os autores desse ato.
“O descarte de medicamentos dessa forma está incorreto, pois contamina o solo e traz riscos à saúde. Quem tiver medicamentos vencidos em casa deve entregá-los nos Postos de Saúde ou na Vigilância Sanitária. Jamais, em hipótese alguma, descartá-los em via pública”, salientou. Uma empresa especializada faz o recolhimento e a incineração.
A Secretaria de Meio Ambiente foi acionada e está trabalhando nas investigações. Possivelmente, o local poderá passar por monitoramento eletrônico (câmera), para que os responsáveis sejam identificados e, consequentemente, punidos.
Ismeraldino disse ao CCO que a VISA esteve no mesmo local há aproximadamente 15 dias e que essa ocorrência é uma reincidência.
O material foi recolhido, está na sede da VISA e será incinerado por empresa especializada.