Missa em Ação de Graças celebra os 150 anos de Instalação da Corte mineira

Fev 2, 2024 - 18:10
 0
Missa em Ação de Graças celebra os 150 anos de Instalação da Corte mineira
Missa em Ação de Graças faz parte das celebrações dos 150 Anos de instalação da Corte mineira ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG


Not-150Anos-OuroPreto-Missa.jpg
Missa em Ação de Graças faz parte das celebrações dos 150 Anos de instalação da Corte mineira ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

Uma Missa em Ação de Graças foi celebrada, nesta sexta-feira (2/2), na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, como parte das celebrações dos 150 Anos de instalação da Corte mineira. A cerimônia, idealizada pela Comissão Especial para o Sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, e pelo padre da Paróquia Nossa Senhora do Pilar e vigário episcopal da região pastoral Mariana Norte, Adilson Luiz Umbelino Couto.

A celebração eucarística contou com a presença do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, representando o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho; da 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; da vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.

Estiveram presentes ainda o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela e outras autoridades.

Também participou o superintendente da Memória do Judiciário (Mejud), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, que é coordenador da Comissão Especial, formada também por desembargadores Caetano Levi Lopes, Doorgal Borges de Andrada, Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, Bruno Terra Dias; pela assessora técnica da Mejud, Andréa Vanessa da Costa Val; pelo gerente de Orientação e Fiscalização do Foro Judicial (Gefis), Iácones Batista Vargas; e pelo assessor judiciário do TJMG Arthur Magalhães Bambirra.

Not-150Anos-OuroPreto-Missa2.jpg
Magistradas e magistrados do TJMG participaram da missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

A Missa em Ação de Graças pelos 150 anos da 2ª Instância em Minas inaugurou as festividades marcadas para esta sexta-feira em Ouro Preto, sede do antigo Tribunal da Relação, criado em 6 de agosto de 1873 pelo decreto do imperador Dom Pedro II e instalado em 3 de fevereiro de 1874.

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, ressaltou a importância do Sesquicentenário da Corte mineira: "O Tribunal tem acompanhado essa caminhada de acordo com a evolução dos textos legislativos, especialmente da nossa Constituição, que reconhece e atribui às pessoas os direitos fundamentais e sociais que são inegociáveis. O dia é de agradecimento a Deus, por ter permitido que juízas, juízes, desembargadoras e desembargadores pudessem participar dessa caminhada de construção do nome do Tribunal de Justiça nos últimos 150 anos."

Not-150Anos-OuroPreto-Missa3.jpg
O bispo emérito da Diocese de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, ao lado do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, da 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, da vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias, do superintendente da Mejud, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, e do ministro do STJ Afrânio Vilela ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

Celebração

A missa começou com a entrada de autoridades eclesiásticas e de membros do TIMG carregando a bandeira do Judiciário mineiro, uma cópia da ata de instalação do Tribunal da Relação de Ouro Preto, a Medalha das Sete Cortes (comemorativa dos 150 anos) e o selo postal comemorativo do Sesquicentenário.

A liturgia celebrou o encontro do Antigo Testamento, simbolizado em Simeão e Ana, que viram o menino Jesus no Templo de Jerusalém, e o Novo Testamento, na figura do próprio Cristo. A "Apresentação do Senhor", nesse encontro de duas gerações encerra as celebrações do Natal e abre caminho para a Páscoa.

Ainda na celebração eucarística, a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, fez a 1ª Leitura, da Profecia de Malaquias. O Salmo foi lido pelo 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas. As preces foram proferidas pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, e pela vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.

O bispo emérito da Diocese de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, agradeceu a todos os presentes na homilia por conduzirem o Tribunal de Justiça com sabedoria, contribuindo,, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Not-150Anos-OuroPreto-Missa1.jpg
Na celebração eucarística, o bispo emérito da Diocese de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, ressaltou a celebração do Sesquicentenário do Judiciário estadual ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

"Sem justiça não há paz, não há fraternidade. Trilhando o caminho da justiça é que colocamos nossa esperança em Deus. Observa-se hoje o despertar de uma nova consistência ética. Todos clamam por justiça, todos a querem. Que ela continue a existir entre nós", afirmou.

Dom Francisco Barroso Filho também ressaltou os 150 anos da Corte mineira: "Estamos aqui para comemorar, para agradecer a Deus por essa longa e benéfica caminhada. Diante do altar da celebração, agradecemos a Deus por tudo de bom que esse Egrégio Tribunal realizou nos 150 anos de caminhada em prol da Justiça."

Sesquicentenário

A celebração da Missa em Ação de Graças em Ouro Preto faz parte de uma extensa programação preparada pela Comissão Especial para o Sesquicentenário do TJMG, instituída pelo presidente José Arthur Filho em 9 de janeiro de 2023, por meio da Portaria nº 5.960/PR/2023. Ela surgiu "para promover estudos e sugerir ações comemorativas referentes ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG" nos anos de "2023 (criação em 6 de agosto de 1873) e 2024 (instalação em 3 de fevereiro de 1874)".

Veja neste link outras fotos da cerimônia eucarística.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG