Monsenhor Eustáquio é homenageado na abertura da 25ª Trezena de Santo Antônio em Arcos
Nesta edição são comemorados 25 anos da Paróquia e a 25ª edição da Trezena de Santo Antônio - uma das maiores comemorações dos católicos em Arcos
A Paróquia Santo Antônio de Arcos deu início, no dia 31/05/2024, à 25° Trezena de Santo Antônio. A celebração de abertura contou com uma justa homenagem ao Monsenhor Eustáquio Afonso de Sousa, que fez a obra de construção da Igreja. Foi-lhe entregue uma placa e também feito o descerramento de outra placa fixada dentro da igreja em sua homenagem. Monsenhor celebrou a missa, concelebrada pelo Pároco Padre Samuel, mostrando-se muito à vontade, relembrando fatos alusivos a construção da igreja Santo Antônio e ao tempo em que foi Pároco em Arcos.
Após a celebração, houve a procissão com a imagem de Santo Antônio e o mastro até o pátio da Trezena, após a benção e levantamento do mastro iniciou-se oficialmente a parte social da 25° Trezena de Santo Antônio, que completa 25 anos e já faz parte do calendário de festividades da cidade. Festa bonita que conta com a participação de inúmeros voluntários e colaboradores com as bênçãos e intercessão de Santo Antônio.
MONSENHOR,
Ao ser chamado a servir, lá atrás, na juventude, quando ainda não se tem discernimento do que ser quer para a vida, aquele jovem de Martinho Campos, não teve dúvidas e respondeu sim à voz de Deus que o chamava pelo nome a ser sacerdote, o chamava a ser o amor do coração de Jesus.
E o amor a Deus, ao próximo, a igreja, a missão e a evangelização foi o que o moveu de lá até aqui...
Tornou-se padre e viveu todo esse amor intensamente, incansavelmente e sobre ele construiu a sua história. Uma história com um capítulo à parte, um capítulo especial que começou em treze de dezembro de mil, novecentos e oitenta e um, quando então, chegou aqui, Já Monsenhor Eustáquio, para assumir os trabalhos na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, até então, única paróquia da cidade.
E como Monsenhor trabalhou enquanto aqui esteve! Com seu carisma e dom da palavra, celebrava a missa da cura, às quartas-feiras, na Igreja do Rosário, que com o tempo não comportou os fiéis e foi transferida para a igreja matriz, atraindo pessoas de cidades vizinhas que vinham em busca de alento e cura para suas dores por meio de suas orações.
A missa das crianças, na também na igrejinha do Rosário, pela manhã aos domingos, sempre cheia dos fiéis mirins que esperavam ansiosamente a hora de cantar e coreografar as músicas: é como um rio de águas vivas borbulhando em meu ser e eu tenho um tesouro, eu tenho sim, eu tenho um tesouro dentro de mim! Quantas daquelas crianças ainda hoje estão aqui e se lembram daqueles momentos únicos e até mesmo a cor do folheto com letras verdes, com certeza muitos continuam no caminho!
As longas procissões da semana santa, piedosas e silenciosas, fazendo o povo se ajoelhar de tempo em tempo pelo caminho para meditação, as belas homilias em todas as celebrações. Diante de todo esse trabalho intenso de evangelização, ainda encontrava tempo para ser professor, diretor, amigo, conselheiro, confessor, psicólogo, resgatando muitas vidas com seus atendimentos e visitas sempre que o era solicitado.
Além de tudo isso, seu espírito empreendedor, visionário e confiante nos propósitos de Deus o fez estar à frente da construção da Casa de Pastoral, terminou a Casa Paroquial, fez a laje do salão Paroquial e reformas na igreja matriz. Contagiava e envolvia a todos em seus trabalhos, mas com certeza de todas as obras e construções, uma deixou um legado único! O início da construção da Igreja Matriz Santo Antônio!
Sob o sol forte, em terreno de terra batida, no meio nada, foi colocada a pedra fundamental, após um momento de oração e entrega a Deus dos trabalhos vindouros. Não foi fácil, sabia-se que muito trabalho, muitos desafios estavam por vir, mas nada que abalasse a vontade de fazer o que Deus havia colocado em seu coração!
De lá para cá muitas coisas aconteceram, o prédio da igreja ficou pronto, o sonho estava sendo concretizado, uma nova paróquia estava surgindo, a segunda de Arcos, e cá estamos nós após o primeiro passo, comemorando a 25ª Trezena de Santo Antônio, prestes a celebrar os 25 anos da Paróquia, vivendo ainda o sonho de continuar construindo o reino de Deus, fazendo do coração dos fiéis que aqui congregam, a extensão dessa obra que se iniciou lá atrás com a iniciativa do Monsenhor Eustáquio, que por meio dela, continuou seu trabalho de evangelização naqueles que por aqui já passaram, naqueles que aqui estão e nas futuras gerações.
Por tudo isso Monsenhor, é que estamos aqui hoje, reunidos, não em descampado de terra batida, sob o sol escaldante, mas debaixo de um teto que abriga os filhos e filhas de Deus que Ele os confiou também como pai espiritual, para render-lhe esta homenagem simples, mas cheia de significado, assim como tudo o que sua pessoa representa para nós, para Deus e toda a igreja. Receba nosso reconhecimento, nosso carinho e nossas orações! Gratidão por tudo e por tanto!
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
31/05/2024