Morador do Gameleira em Arcos teme que ‘abertura de estrada’ leve enxurrada para a residência dele

O Portal CCO recebeu a visita de Roberval Nonato José (60 anos), morador da rua Gameleira, na última sexta-feira, 23 de agosto. Ele disse que pouco depois do início da rua, nas proximidades da casa dele, tem uma via à esquerda “onde existia uma área verde” que foi destruída para a abertura de uma estrada que leva ao bairro Floresta.
Roberval disse que presenciou, na quinta-feira (22 de agosto), um homem orientando o operador de máquinas para a realização do serviço. “Foram arrancadas várias árvores no local”, afirmou. Mas a maior preocupação dele é quanto ao risco de que sua residência seja atingida por enxurrada proveniente do local, nos períodos chuvosos.
O Portal CCO esteve lá na última sexta-feira. Ao subirmos na “estrada aberta”, ainda em terra, verificamos que a casa dele, na rua Gameleira, está abaixo do nível da via e, aparentemente, se ocorrerem fortes chuvas, existe esse risco de a enxurrada atingir a moradia. Ele acredita que a casa ao lado da dele também estará em risco.
Na fase atual, que a estrada aberta está sem pavimentação, desceria uma enxurrada de barro.
Assista ao vídeo:
Aguardamos informações
Na manhã de ontem, dia 26, enviamos ofícios aos secretários de Obras e Meio Ambiente, Daniel Mendonça e Elson Ribeiro da Silva, com a finalidade de esclarecimento. Perguntamos se eles têm conhecimento disso; se, de fato, tratava-se de uma Área de Preservação Permanente (APP); se o serviço foi realizado por ordem da Prefeitura e qual seria a finalidade; se houve autorização de todos os órgãos ambientais; se foi feita uma análise para verificar a existência desse risco apontado por Roberval; qual o interesse do homem que estaria orientando o operador de máquina durante a abertura dessa "rua".
Assim que tivermos acesso às informações, iremos atualizar esta postagem ou faremos outra.