Núcleo de Voluntariado participa de confraternização em ocupação na capital

Magistrados e servidores do Núcleo de Voluntariado e do Comité Pop Rua/jus realizaram, nesta quinta-feira (14/12), uma confraternização com moradores da Ocupação Anita Santos, localizada na Av. Tereza Cristina, no bairro Prado, em Belo Horizonte. No evento, foram doados brinquedos e material escolar para as crianças e adolescentes da ocupação, além de alimentos para as famílias que residem no local, onde é mantida, pelos próprios moradores, a cozinha solidária Anita Santos.

De acordo com Alessandra Martins, 42 anos, uma das líderes da ocupação, o espaço abriga atualmente 20 famílias, com um total de 61 pessoas, sendo 20 crianças e adolescentes. Diversos brinquedos foram entregues nominalmente às crianças ou aos pais daquelas que frequentam a escola. Também foram entregues cerca de 250 kg de alimentos, arrecadados por meio dos servidores para a campanha Natal sem Fome, liderada pela equipe dos seguranças do Fórum Lafayette, Unidade Raja Gabaglia.
Cozinha Solidária
A cozinha solidária da ocupação funciona todos os sábados, entre 18h e 18h30. No local, são produzidas 300 marmitas, sendo que 60 são distribuídas no próprio espaço. O restante é entregue em diferentes pontos de Belo Horizonte, como a região hospitalar. "Muitas pessoas saem do interior para acompanhar parentes ou fazer tratamentos de saúde e estão sem dinheiro. Nós entregamos as refeições para esses grupos, entre outros", afirma Alessandra.
A produção de refeições coletivas foi iniciada em maio deste ano. "O primeiro prato foi feito com 10kg de arroz e 3 kg de salsicha. Fizemos um arroz temperado", afirma a líder comunitária. Ela acrescenta que, hoje, os pratos são elaborados com alimentos de qualidade e diversificados em termos de nutrientes. As doações e parcerias são importantes para a manutenção da iniciativa. "Para manter a cozinha funcionando todos os sábados, recebemos donativos e compartilhamos mantimentos de outras ocupações que também possuem cozinha coletiva", ressalta.

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, afirmou que a confraternização com os moradores da ocupação Anita Santos "é uma ação importante, porque dissemina a cultura do voluntariado, um dos objetivos do Núcleo do TJMG. "A ocupação é uma demonstração genuína do significado de solidariedade, pois, mesmo com pouco, as pessoas possuem um olhar atento e zeloso rem relação ao próximo, por meio da cozinha solidária", salienta.
O diretor do Foro da capital e integrante do Núcleo de Voluntariado, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, enfatizou o aprendizado mútuo que surge nesses encontros. Ele lembrou que o primeiro contato com a Ocupação Anita Santos ocorreu por meio de uma das audiências públicas sobre a "Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua", promovido pelo Comité Pop Rua/Jus.

Política Nacional
A presença de representantes do Judiciário nesses espaços contribui para a efetivação da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, prevista na Resolução nº 425/2021, do CNJ. A norma tem como foco oferecer atendimento prioritário à população em situação de rua nos tribunais brasileiros.
Para o juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, essa política judicial "não pode ser efetivamente implementada se não se conhecer a realidade social da população de rua, que não consegue ser inferida de dentro dos gabinetes".
O magistrado acredita que as ações vêm evoluindo e contribuindo para a conscientização dos atores públicos, na responsabilização pela solução das questões demandadas por essas pessoas. Ele destaca que as soluções devem ser resultado de uma construção conjunta de políticas públicas, por exemplo.
Também participaram da ação a juíza Mariana Andrade, o diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Victor Rezende, e as servidoras Marianna Maciel, Vanessa Lidiane, Claudhya Vasconcelos e Jaqueline Martins. Estiveram ainda na ação a defensora pública Júnia Roman, o servidor Israel Ferreira e os colaboradores Fabrício Mariz, Maria Clara Aquino, Alan Marques e Emanuelly Reis.
Veja aqui as fotos do evento.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG