O grande final: preparando-se para o futuro!

Renata Daniele Pinto - psicóloga e orientadora profissional

Fev 12, 2025 - 14:00
 0
O grande final: preparando-se para o futuro!


Olá, queridos leitores.

Mais um novo ano letivo se inicia e com ele expectativas são geradas. Muitos adolescentes irão cursar o último ano do ensino médio, com a aproximação da finalização deste ciclo surge questionamentos do que está por vir. A rotina que para alguns é voltada somente para os estudos traz à tona questões relacionadas a escolha de uma profissão, bem como qual caminho seguir.

Já retratei em artigos anteriores sobre o processo de escolha e seus fatores multifatoriais. Para Savikas citado por Lopes e Brito (2022), ressalta que a orientação profissional, é um processo que busca orientar pessoas em relação a suas carreiras, fazendo com que o orientando compreenda suas características profissionais e pessoais, fazendo com que faça contato com potenciais anteriormente desconhecidos. Este período de transição é bastante delicado, de mudanças do período escolar para o mercado de trabalho, podendo ser considerado como choque de realidade para o adolescente.

É um momento ideal para que o jovem possa busque pelo processo de orientação profissional, diante das expectativas do momento, fazendo que a tensão causada por conflitos internos e externos possam ser encaradas de forma mais leve. Além disso, é fundamental o suporte dos professores e da equipe pedagógica escolar neste processo de descoberta de interesses, em que o adolescente possa fazer contato com suas habilidades de força, os provocando a serem protagonistas de suas decisões por meio de experiências que o auxiliam em sua formação. 

A família tem também exerce um papel fundamental neste momento de apoio ao jovem na preparação para o mercado de trabalho. Sendo fundamental motivar este jovem de forma saudável, ou seja, estimulando o estudo em prol de uma causa, evitando assim comparações. Fazendo com que este estudante esteja a frente das decisões, agindo com mais autonomia, por mais que ele muita das vezes esteja acompanhado dos pais, visto a maior parte do processo tem sua participação. Outro papel importante exercido pela família está em incentivá-lo aos estudos por meio da dedicação, mas sem cobranças exageradas. É a disposição dos pais saibam ouvir, caminhando com o adolescente, ouvindo suas angústias e medos, de modo que o filho possa se sentir acolhido.

Observamos que vivenciar o desconforto diante do desconhecido com a chegada da finalizar do ensino médio é natural, mas como vemos é essencial contar com apoio multifatorial, para que este momento seja vivenciado com clareza.