Oração, gratidão e emoção na missa de ação de graças pela Campanha SOS-RS de Arcos

A celebração foi realizada na Igreja Santo Antônio, na noite de ontem (23), promovida pelo grupo Natal Solidário

Mai 24, 2024 - 14:54
Mai 24, 2024 - 15:29
 0
Oração, gratidão e emoção na missa de ação de graças pela Campanha SOS-RS de Arcos


Na noite desta quinta-feira (23) o grupo Natal Solidário encomendou uma celebração na Igreja Santo Antônio em agradecimento pelos resultados de arrecadação de toneladas de donativos em prol dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

As bandeiras de Minas Gerais (Vanessa Oliveira), Rio Grande do Sul (Naiara Fabiane) e de Arcos Wilson Cardoso) fizeram parte da procissão abertura da celebração, sendo conduzidas por integrantes da Campanha SOS-RS de Arcos.

Além da entrada, a bandeira do estado do extremo Sul do Brasil, participou do momento do ofertório e, ao final da celebração, foi lida a Carta Aberta ao Rio Grande do Sul: mensagem aos irmãos gaúchos”.

O texto, que emocionou a todos, iniciava: “Nos últimos dias presenciamos duas forças: a força da natureza e a força da união. Ambas de impactos significativos na vida da população do Rio Grande do Sul. Todos nós, longe ou perto, nos comovemos com as histórias, as perdas humanas e materiais que as águas levaram e quase que instintivamente nos unimos em oração e ação para minimizar um pouco da dor do outro” (ao final, confira a íntegra da mensagem).

A campanha

O grupo 'Natal Solidário' que organizou e operacionalizou a ideia da fotógrafa Mis Mendonça: uma campanha de arrecadação de doações para os gaúchos atingidos pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

A ação, que foi realizada em uma semana, já em 48 horas enviou a primeira carreta com um volume equivalente a 30 toneladas, transportada pela Transradar. Outro caminhão “bi trem”, com 34 toneladas, saiu um dia depois, pela empresa PW Transportes. Além desses dois, outros veículos de carga agregaram-se ao transporte, totalizando um volume equivalente a mais de 100 toneladas de doações somente da cidade de Arcos.

A carta aberta também lembrou da participação das cidades de Candeias, Córrego Fundo, Formiga, Lagoa da Prata, Japaraíba, Pains e Pimenta, que também aderiram à iniciativa do povo arcoense.

Ao divulgar a celebração da Santa Missa, Naiara Fabiane, coordenadora do grupo, afirmou que a solidariedade mobilizou toda a sociedade que, espontaneamente se prontificou a doar de várias formas. "A profissão de fé de cada um de nós também moveu a campanha porque foi possível nos colocarmos no lugar daquelas famílias e ter empatia pela dor delas".

Ela diz, ainda que a oração também é importante doação para pedir a Deus que amenize o sofrimento das pessoas e lhes dê força para retomarem suas vidas. "Também precisamos agradecer a Deus por ter nos permitido realizar a campanha e poder contar com a solidariedade da população arcoense e de cidades vizinhas" - diz a coordenadora.

Ao final da carta aberta está novamente expresso o sentimento de conexão com os irmãos brasileiros do Sul: “Força Rio Grande do Sul! Nós estamos com vocês em pensamentos, orações e ações! ”

Embora, nos últimos dias, as águas tenham baixado, a situação climática ainda é instável. Além do que, a queda no nível das águas já permite vislumbrar um pouco do resultado catastrófico. Realmente, as perdas foram enormes.

Wilson Cardoso, que acompanhou o segundo veículo, relatou ao jornal CCO: “Realmente, é um povo que mesmo abalado por tudo que aconteceu e está acontecendo, arregaçou as mangas e está lutando do jeito que pode. O gaúcho é mesmo um povo guerreiro, não se entrega”.

O Jornal CCO, que segue acompanhando as repercussões e o desenrolar das enchentes no Sul, pode avaliar a gratidão dos rio-grandenses, pois em diversas mensagens em aplicativos trocadas com gaúchos, os agradecimentos chegaram em palavras diferentes, mas sempre carregadas e gratidão, emoção, respeito e reconhecimento por Arcos e pelos arcoenses.

O CCO, em diversas matérias que focam nas ações e campanhas beneficentes, vem identificando e afirmando que os arcoenses também se distinguem por sua natureza solidária. Novamente, numa expressão muito maior, o CCO registra seu reconhecimento, respeito e gratidão pelo sentimento de fraternidade que parece estar entranhado em nossa gente.

Leia a íntegra da carta aberta...