Órgão Especial realiza sessão virtual

Jan 24, 2024 - 22:50
 0
Órgão Especial realiza sessão virtual
Sessão regular do Órgão Especial foi realizada na modalidade virtual nesta quarta-feira (24/1) (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)


As desembargadoras e desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram, nesta quarta-feira (24/1), de uma sessão ordinária virtual. Durante a sessão, os magistrados aprovaram uma resolução que transfere, em caráter especial e temporário, a sede do TJMG de Belo Horizonte para Ouro Preto. A transferência vai ocorrer no dia 2 de fevereiro, data marcada para as comemorações dos 150 anos de instalação da Segunda Instância do Judiciário no Estado.

Not---sede-do-TJMG-fachada.jpg
Sessão regular do Órgão Especial foi realizada na modalidade virtual nesta quarta-feira (24/1) (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A sessão virtual do Órgão Especial teve ainda 74 processos judiciais levados a julgamento, dos quais nove foram retirados de pauta e quatro receberam pedidos de vista.

A resolução aprovada, único item da pauta administrativa, foi proposta pela Comissão Especial do Sesquicentenário como parte da programação dos eventos dos 150 anos do TJMG. O Tribunal da Relação de Ouro Preto foi criado em agosto de 1873, por decreto do imperador Dom Pedro II. Em 3 de fevereiro de 1874, foi realizada a sessão solene de instalação do Tribunal da Relação de Ouro Preto, que funcionou naquele município até 1897, quando a 2ª Instância se mudou para a nova capital do Estado, Belo Horizonte.

Composição

O Órgão Especial do TJMG é formado pelos 13 desembargadoras e desembargadores mais antigos do TJMG e por 12 eleitos para um mandato de dois anos, observadas as vagas destinadas ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG